Contador de visitas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Lula deu aval para que petistas partissem para o confronto com Cunha


Corrente majoritária do PT discute estratégias para barrar impeachment

por

O ex-presidente Lula - Daniel Marenco / Agência O Globo
SÃO PAULO e RIO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu aval para o PT assumir posição favorável à abertura de processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no Conselho de Ética, o que deflagrou o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.
O cálculo, segundo integrante do PT, foi que não havia garantia de que Cunha engavetaria o pedido de impeachment, mesmo que fosse salvo pelos petistas que integram o Conselho de Ética. Lula e a direção do partido também avaliaram que não poderiam continuar sendo chantageados pelo presidente da Câmara. Teria pesado ainda na decisão a pressão da militância e o desgaste para a imagem do partido.
— Aqueles que atribuíram a ele (Lula) a orientação sobre o que eu fiz, eu acho ótimo. É bom estar sempre sintonizado com o Lula — admitiu Falcão.

Em reunião do diretório nacional do PT, no final de outubro, Lula havia afirmado que a prioridade do partido deveria ser a aprovação das medidas de interesse do governo na Câmara, como o ajuste fiscal, e não “derrubar” Cunha.
— Não mudei de posição. Minha ideia era que tinha que priorizar naquele instante as reformas que a Dilma precisava para a economia voltar a funcionar. Depois de aprovar a reforma, você pode discutir qualquer coisa porque a economia está funcionando. Se a economia não andar, em casa que não tem pão, todo mundo briga e ninguém tem razão — disse Lula ontem, após encontro com o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB).
Para Falcão, “não há lógica” na avaliação de que a posição do partido significou um abandono do governo.
— O PT, o Lula e a Dilma são como a santíssima trindade. Não há possibilidade de um querer se safar sacrificando o outro. A população, corretamente, nos reconhece como partícipes do mesmo projeto.
As estratégias sobre como enfrentar o impeachment foram debatidas ontem em uma reunião da corrente majoritária do partidário, a CNB, da qual Lula faz parte.
— Acho que podemos tirar um impulso dessa situação. Agora, temos um inimigo claro. A nossa base é contra o Cunha, não só por causa do impeachment, mas pelas posições que ele defende e pelo que ele representa — disse o presidente do PT de São Paulo, Emídio de Souza.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/lula-deu-aval-para-que-petistas-partissem-para-confronto-com-cunha-18216475#ixzz3tLcJYBz6
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário: