Contador de visitas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Confusão na abertura não oficial do Carnaval do Rio tem dois detidos

Um carro também ficou danificado após uma confusão no desfile.
Guarda Municipal usou bombas de efeito moral contra foliões.

Do G1 Rio
Homens da Guarda Municipal barram acesso de foliões às escadarias da Câmara dos Vereadores (Foto: Gabriel Barreira/G1)

Homens da Guarda Municipal barram acesso de foliões às escadarias da Câmara dos Vereadores (Foto: Gabriel Barreira/G1)
 
Terminou com duas pessoas foram detidas e um carro danificado no domingo (3) a confusão entre guardas municipais, ambulantes e foliões durante a abertura não oficial do Carnaval do Rio, no Centro. Bombas de efeito moral foram usadas contra o público. A Guarda alega que agentes levaram garrafadas.

Desde o início da tarde de domingo (3), blocos de carnaval faziam uma festa de abertura não oficial do carnaval de rua. O evento, que deveria terminar em festa, acabou em confusão. O grupo que saiu da Praça Quinze por volta de 15h acabaram tendo uma quarta-feira de Cinzas antecipada quando o desfile chegou na Câmara dos Vereadores por volta de 20h.
A Guarda Municipal, que passara a acompanhar o grupo, usou bombas de efeito moral contra o grupo após discussões entre os agentes e os foliões. Garrafas também foram arremessadas contra os guardas, por volta de 20h. (Veja o vídeo de Gabriel Barreira).
O clima hostil, que começara desde o momento que os agentes iniciaram a acompanhar o desfile, tomou corpo na chegada à Câmara dos Vereadores. Guardas municipais hostilizavam quem filmasse o desentendimento, inclusive a reportagem do G1. Em redes sociais, os organizadores do bloco criticavam o "autoritarismo municipal".
Mesmo após a confusão, os foliões seguiram com o desfile pela Avenida Presidente Antônio Carlos, no sentido Aterro do Flamengo, e os músicos que restavam no grupo continuavam tocando.
Guarda diz que foi atacada
A Guarda Municipal informou que atuou no balizamento de trânsito e na realização de bloqueios em função do bloco que desfilava sem autorização. "Manifestantes também estavam na mesma região, sendo, da mesma forma, acompanhados de forma pacífica por equipes da corporação", informou a Guarda.
Ainda segundo a Guarda Municipal, "ao fazer retenções de ambulantes não autorizados que comercializavam produtos irregulares no local", os agentes foram atacados com garrafas atiradas pelos manifestantes. Somente a partir daí, os guardas dispersaram o grupo que os agrediu. Duas pessoas foram detidas e uma viatura foi avariada.

A festa foi organizada pelo grupo de blocos Desliga dos Blocos. Ruas como a Primeiro de Março chegaram a ser fechadas para o desfile dos foliões.
"Sou muito fã do carnaval, já estou ansiosa, então, vim antecipá-lo", diz a professora Ludmilla Gonçalves, moradora de Niterói. Desfilaram Tamborim Sensação, Vem Cá Minha Flor, Enxota que eu vou e Cordão do Boi Tolo.
Carnaval no Centro (Foto: Gabriel Barreira/G1)

Musas anônimas desfilam charme e beleza nas ruas do Centro, no carnaval fora de hora
(Foto: Gabriel Barreira/G1)
Blocos se re~unemnas escadarias da Câmara dos Vereadores (Foto: João Ricardo Gonçalves/G1)

Blocos se reúnem nas escadarias da Câmara dos Vereadores (Foto: João Ricardo Gonçalves/G1)
O domingo também teve pré-carnaval na Zona Sul: a escola de samba Alegria da Zona Sul se apresentou em Copacabana, atraindo a atenção de moradores e turistas que não se deixaram desanimar pelo tempo fechado.

Nenhum comentário: