Contador de visitas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Em vídeo, Fifa apaga mensagem religiosa de faixa usada por Neymar

Segundo a Fifa, a decisão foi tomada para “não ofender a sensibilidade” das pessoas que não compartilham a mesma religião do jogador.
Foto: Reprodução/YouTube
SÃO PAULO - O vídeo divulgado pela Fifa para apresentar o atacante Neymar como um dos concorrentes ao troféu Bola de Ouro tem causado polêmica entre grupos de torcedores. A entidade máxima do futebol alterou as imagens da premiação dada ao Barcelona e apagou a mensagem de cunho religioso da faixa que o brasileiro utilizou ao erguer o troféu do campeonato. Segundo a Fifa, a decisão foi tomada para “não ofender a sensibilidade” das pessoas que não compartilham a mesma religião do jogador.
Após a vitória por 3 a 1 sobre a Juventus, na final da Liga dos Campeões, Neymar colocou na cabeça uma faixa com os dizeres “100% Jesus”. À época, meios de comunicação estrangeiros e nacionais criticaram o jogador pela atitude. O jornal francês Le Figaro chegou a reproduzir comentários de leitores que acusavam Neymar de fazer proselitismo religioso e tentar “impor” as suas crenças às outras pessoas.
A Fifa impede que jogadores de futebol façam qualquer manifestação política ou religiosa durante as partidas. A faixa, utilizada por Neymar desde o início de sua carreira, foi vetada pelo Santos nas comemorações dos títulos que o atacante conquistou pelo clube praiano. No último troféu erguido por Neymar, no Mundial de Clubes, o atleta optou por utilizar um acessório com a marca da fornecedora de material esportivo que patrocina sua carreira.
Segundo o jornal Mundo Deportivo, torcedores organizaram um abaixo-assinado para cobrar da Fifa um pedido de desculpas. “A liberdade religiosa é um direito garantido na Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU e a Fifa, como um organismo internacional, deve reconhecê-la e respeitá-la”, diz o texto de apresentação da campanha.
A cerimônia do troféu Bola de Ouro ocorreu no último dia 11, na capital suíça de Zurique, e teve o argentino Lionel Messi como vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo. Neymar, que ficou em terceiro lugar na principal votação da noite, foi um dos eleitos para a seleção do ano. Daniel Alves, Marcelo e Thiago Silva foram os outros brasileiros escolhidos para o time de estrelas da última temporada. O também brasileiro Wendell Lira, hoje no Vila Nova-GO, ganhou o Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano.

Nenhum comentário: