Contador de visitas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Austrália tem dois casos importados de zika e acha mosquito em aeroporto

Dupla diagnosticada com virose havia tomado voo do Haiti para Sydney.

Presença de Aedes ainda não seria capaz de causar epidemia, diz governo.

Da Reuters
Dois australianos foram diagnosticados com zika vírus após voltarem de viagem ao Caribe, informou o serviço estatal de saúde nesta terça-feira (2), constituindo os primeiros casos do vírus neste ano no país.
Autoridades também disseram que mosquitos portadores do vírus foram encontrados no Aeroporto Internacional de Sydney, mas afirmam que é pouco provável que o vírus se instale no país.
 
A confirmação dos casos australianos ocorreu um dia após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar que o zika vírus é uma emergência internacional de saúde pública. A presença do patógeno está correlacionada com casos de microcefalia. Não há vacina ou tratamento contra o vírus.
O departamento de saúde de Nova Gales do Sul informou que os dois moradores de Sydney diagnosticados com zika vírus haviam tomado um voo do Haiti para Austrália. O relatório não informou por quais outras ilhas do Caribe a dupla havia passado.
Diagnósticos formais podem levar diversas semanas e o departamento não informou quando os australianos foram testados.
"É pouco provável que o Zika vírus venha a estabelecer transmissões locais em Nova Gales do Sul, já que que mosquitos que transmitem a infecção não são estabelecidos aqui --embora tenham sido encontrados em algumas partes ao norte de Queensland", disse em comunicado Vicky Sheppeard, diretora de doenças transmissíveis no departamento de saúde de Nova Gales do Sul.

Nenhum comentário: