Contador de visitas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Violência continua em alta; 63 homicídios no mês passado


  • ISMAEL ARAÚJO / O ESTADO
  • Além desses números, foram registrados ainda três latrocínios, três mortes em confronto com a polícia e três a esclarecer, o que totalizou 72 mortes

Bruno de Jesus Vilar e Maxuel dos Santos suspeitos da morte de Wilson da Silva Gomes
Bruno de Jesus Vilar e Maxuel dos Santos suspeitos da morte de Wilson da Silva Gomes (Foto: Flora Dolores)
Número de mortes violentas na Região Metropolitana de São Luís continuou alto no primeiro mês de 2016, mesmo apresentando uma diminuição de 38 casos em relação a janeiro de 2015, que somou 110 ocorrências. Em janeiro deste ano, dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) revelaram o registro de 63 homicídios dolosos, três casos de latrocínios, três mortes em confronto com a polícia e três mortes a esclarecer.
No último dia do mês, com as prévias de carnaval, ocorreram seis homicídios dolosos, na Grande Ilha. Uma das vítimas foi Stefferson Silva Hissa, de 28 anos, morto a tiros no Jardim Tropical. A segunda vítima foi Josivaldo Almeida Silva, de 38 anos, no Sá Viana. Foram mortos ainda Francisco de Assis Silva Melo, de 44 anos, no bairro Brisas do Mar; Wilson da Silva Brito, de 48 anos, no Iguaíba, e Gleydson Leandro da Silva Ramos, no Pau Deitado, área de Paço do Lumiar.
Também no dia 31 foi registrada a morte de Arildes Cutrim Amorim, de 44 anos, no bairro Desterro. O delegado Augusto Barros, da Superintendência Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), informou que o crime ocorreu ainda por volta das 22h30, nas proximidades do Mercado do Peixe. A vítima teria levado um golpe de faca no pescoço.
Os policiais civis, que começaram a investigar o caso e na manhã de ontem, prenderam Fábio Costa Dias, que foi conduzido à sede da SHPP, no Centro. A motivação do assassinato seria uma desavença antiga entre o autor e a vítima. O delegado Cláudio Santos Barros lavrou o flagrante pelo crime de homicídio e o acusado foi encaminhado para o Centro de Triagem de Pedrinhas onde vai ficar preso à disposição da justiça.
A equipe da SHPP prendeu, também, Maxuel dos Santos Silva, Bruno de Jesus Vilar de Moraes e apreendeu um adolescente, de 17 anos, no dia 28 de janeiro. Eles estavam sendo acusado de cometerem um latrocínio e teve como vítima Adilson Ribamar Nassar Costa, no dia 6 do mês passado, no bairro Vila Palmeira. Outros dois casos de latrocínios, que vitimaram Wilson da Silva Gomes, de 55 anos, no dia 10; e Antônio Carlos Veras, no dia 20, na Vila Luizão, continuam sem autoria definida.
Mais mortes
Na madrugada de ontem, a polícia já registrou o assassinato a pauladas de Fabiano Oliveira Santos, o Tucum, de 32 anos, no Residencial Turiuba, em São José de Ribamar. A autoria do crime ainda não foi definida. Há informações de que a vítima era ex-presidiária e estava na liberdade condicional.
Também ontem, na cidade de Miranda do Norte ocorreu um crime bárbaro. Segundo informações da polícia, Francisca das Chagas da Silva, de 34 anos, foi morta a golpes de faca e o seu corpo foi jogado na lama. O corpo foi encontrado despido com marcas de perfurações nas costas, no pescoço e no peito.
A polícia ainda ontem não tinha efetuado a prisão do autor desse crime e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em São Luís para ser periciado, pois, há informes que a vítima teria sofrido abuso sexual antes de ser morta.
Número
72 É o número de mortes violentas ocorridas no primeiro mês deste ano, na Região Metropolitana de São Luís, sendo 63 homicídios dolosos

Nenhum comentário: