Contador de visitas

terça-feira, 15 de março de 2016

Cerveja pode ajudar a combater o câncer, aponta estudo

Segundo pesquisa, dois ácidos encontrados no lúpulo são capazes de interromper o crescimento de bacterias e matar células câncerosas

 Cerveja: bebida apresenta componentes que combatem o câncer (Foto: Getty Images)Cerveja: bebida apresenta componentes que combatem o câncer (Foto: Getty Images)

Pesquisadores da Universidade de Idaho, nos Estados Unidos, descobriram que uma cervejinha pode fazer muito mais do que matar a sede e reunir os amigos. Segundo estudo, a bebida pode ajudar a combater o câncer.

De acordo com a pesquisa, que será apresentada nesta semana no encontro nacional da Sociedade de Químicos Norte-americanos, a chave está em dois ácidos achados no lúpulo, planta que juntamente com grãos, fermento, malte e água são ingredientes básicos na produção da cerveja.

Os cientistas explicam que a humulona e a lúpulona possuem a capacidade de interromper o crescimento de bactérias - e vão além disso. Após experimentos feitos em placas de petri, ficou comprovado por eles que estes dois ácidos do lúpulo são capazes de matar células cancerosas e de leucemia que, geralmente, ficam agarradas aos ossos.

Agora, os cientistas esperam encontrar uma maneira de extrair esses compostos ou sintetizá-los em um laboratório para desenvolver agentes ativos para produtos farmacêuticos que ajudam no tratamento de câncer .

Mas antes que você comece a tomar cerveja sem parar, acalme-se. Os autores do estudo advertem que consumir além da conta não vai te livrar do câncer e de outras enfermidades.

"Nós não pensamos, certamente, que a cerveja deve ser vista como um remédio", disse Kristopher Waynant, um dos coordenadores do projeto, ao site Healthnewsline. "Acontece que muitos medicamentos são provenientes da natureza e, talvez, haja aqui mais um derivado que possa ser ativo contra o câncer e outras doenças", completa.

Nenhum comentário: