Contador de visitas

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Alunos contrários à ocupação retiram colegas e retomam Etec de SP

Pais, alunos e funcionários retomaram prédio na noite desta quinta (12).

Ocupantes estavam na Etec da Zona Oeste desde o dia 3 de maio.

Do G1 São Paulo

Após ser ocupada durante o protesto por melhorias na merenda, a Escola Técnica (Etec) Professor Basilides de Godoy, na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo, foi retomada por estudantes contrários à ocupação. A Etec estava ocupada desde o dia 3 de maio.
Na noite desta quinta-feira (12), por volta das 19h, pais, alunos e funcionários entraram na Etec para expulsar os estudantes da ocupação.
Segundo os novos ocupantes, cerca de 200 pessoas, não houve confusão na retomada do prédio. De acordo com eles, os móveis estavam revirados e computadores danificados. No portão, havia faixas e pneus espalhados.
Cadeiras foram levadas para a parte externa do prédio e quebradas. No local que abrigava o servidor, os discos rígidos arrancados. Eles reuniam  as informações de 30 mil alunos em mais de 70 anos de existência da unidade de ensino.
Os novos ocupantes querem que as aulas sejam retomadas na próxima segunda-feira (16) e iniciam um mutirão neste sábado (14) para limpeza.
Ocupações
O Centro Paula Souza informou, em nota divulgada nesta quinta-feira (12), que 13 escolas técnicas estaduais (Etecs) seguem ocupadas por estudantes em São Paulo.  Os alunos protestam contra a precarização das Etecs, os cortes na educação, o baixo salário de professores, a falta de refeições nas escolas e o desvio da verba destinada para a compra de merenda.
De acordo com Rosa Araujo, diretora do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), a Diretoria de Ensino Norte 1 foi ocupada por estudantes na madrugada desta quinta. Segundo Rosa, o sindicato apoia as reivindicações dos estudantes e afirma que várias demandas prometidas em ocupações não foram atendidas.
Além das Etecs, a Secretaria de Educação informou que estão ocupadas as unidades: Escola Estadual Professor Emygdio de Barros, no Jardim Bonfiglioli, e a Escola Estadual Virgília Rodrigues Alves de Carvalho Pinto, no Jardim Previdência, e a Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste, no Sumaré. A Secretaria não confirma a ocupação da Diretoria Norte 1.
Segundo os alunos, estão ocupadas também: a Escola Estadual Dário de Queiróz e a Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto. Em pauta divulgada pelos estudantes da Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto, eles reivindicam a apresentação de contas da Associação de Pais e Mestres desde 2011, o funcionamento da sala de informática e do anfiteatro, o fornecimento de materiais esportivos para os alunos, suprimentos para a cozinha da escola, suporte psicológico a funcionários, entre outras reivindicações.
Policiais bloqueiam a entrada da Fatec/Etec da Avenida Tiradentes para impedir a entrada de alunos que deixaram a ocupação Centro Paula Souza (Foto: Tatiana Santiago/G1)Policiais bloqueiam a entrada da Fatec/Etec da Avenida Tiradentes para impedir a entrada de alunos que deixaram a ocupação Centro Paula Souza (Foto: Tatiana Santiago/G1)

Nenhum comentário: