Contador de visitas

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Com afastamento de Cunha, Renan é o 2º na linha sucessória

Linha sucessória para a presidência, em caso de impeachment, tem presidente do Senado, Renan Calheiros como segundo
Foto: Divulgação
Mesmo assumindo interinamente a presidência da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA) não se torna o segundo na linha sucessória da presidência da República, em caso de impeachment da presidente Dilma Rousseff e um eventual governo de Michel Temer. De acordo com a Constituição Federal, em caso de impossibilidade do presidente da Câmara, quem assume é o presidente do Senado, no caso, o senador Renan Calheiros (PMDB).
O afastamento de Eduardo Cunha ainda é liminar, pois ainda precisará passar pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para torna-se definitivo.Se isso ocorrer, Waldir Maranhão - que assumiu interinamente porque era o 1º vice-presidente - deverá convocar novas eleições para a Mesa Diretora da Casa e até pode ser eleito para assumir definitivamente a presidência da Casa.
Waldir Maranhão é investigado em uma das fases da Operação Lava Jato e acabou de perder o comando do Partido Progressista (PP) do Maranhão por mudar o voto em relação ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: