Contador de visitas

quinta-feira, 12 de maio de 2016

"O que está em jogo não é apenas o meu mandato. É a vontade das urnas", diz Dilma

  •  
Presidente afastada recebeu notificação da decisão do Senado das mãos do senador Vicentinho Alves
Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil
A presidente Dilma Rousseff fez um pronunciamento à nação após receber a notificação da decisão do Senado Federal, iniciada ontem e encerrada na manhã de hoje. Dilma recebeu a notificação das mãos do senador Vicentinho Alves (PR-TO), no Palácio do Planalto, em momento que não foi registrado pela imprensa. Em seguida, a presidente afastada saiu pela lateral do Palácio para falar com seus apoiadores. Dilma manteve o tom de que é alvo de um golpe.
"O que está em jogo não é apenas o meu mandato. É a vontade das urnas. São as conquistas dos últimos 13 anos", declarou a presidente. "Quando a presidente é cassada por crime que não cometeu, o nome que se dá a isso não é impeachment, é golpe", continuou. A presidente afastada disse que pode ter cometido erros, mas não crimes. Ela encerrou o seu discurso dizendo que não vai desistir de lutar.
Após o pronunciamento para a imprensa, no Salão Leste do Palácio do Planalto, Dilma discursou aos seus apoiadores, em frente ao Palácio. "O que eles estão tentando é acabar ou reduzir os programas sociais", destacou em seu discurso.
Leia a íntegra da intimação:
"Considerando, Srª. Presidente, que a Câmara dos Deputados autorizou, nos termos do Art. 51, I e 86 da Constituição Federal, a instauração de processo contra a Presidente da República pela prática de crime de responsabilidade e considerando que o Plenário do Senado Federal, na Sessão Deliberativa Extraordinária do dia 11 de maio de 2016, admitiu o seu prosseguimento, o Presidente do Senado Federal faz saber, por este ato, que fica Vossa Excelência intimada dos termos da Denúncia autuada neste Senado Federal sob o nº 01, de 2016.
Integram o presente mandato cópia digitalizada do processo que tramitado na Câmara dos Deputados e do processo em trâmite no Senado Federal, incluído o relatório preliminar da Comissão Especial desta Câmara Alta, aprovada pelo Plenário.
Faz saber, ainda, que, a partir do recebimento desta intimação, está instaurado o processo de impedimento por crime de responsabilidade, ficando Vossa Excelência, nos termos do art. 86, §1º, II, da Constituição Federal, suspensa das funções de Presidente da República até a conclusão do julgamento no Senado ou até a decorrência do prazo fixado no §2º do referido artigo, de 180 dias, mantendo durante esse período as prerrogativas do cargo relativas ao uso de residência oficial, segurança pessoal, assistência saúde, transporte aéreo e terrestre, remuneração e equipe a serviço do Gabinete Pessoal da Presidência."

Nenhum comentário: