Operadora Oi pede recuperação judicial de R$ 65 bilhões/GNews
                                                                              O pedido de recuperação judicial da Oi, afundada em dívidas de R$ 65,4 bilhões, é a conclusão esperada de um roteiro que se arrasta há anos. Ele revela quatro características centrais do empresariado brasileiro e demonstra o que existe de errado no nosso capitalismo há décadas.

Primeiro, as relações espúrias entre capital e Estado. O capitalismo de compadrio, tema de uma série de posts que publiquei no ano passado, cerca a Oi desde o nascedouro e acompanhou todas as transformações societárias da empresa. Trata-se do acordo entre compadres políticos e empresários, movido a corrupção e a privilégios econômicos (ou “aluguéis”), para criar negócios nos setores onde investimentos são necessários.

Foi o compadrio no governo Fernando Henrique que patrocinou a criação do consórcio que arrematou a então Tele Norte-Leste na privatização da Telebras em 1998, sob a asa do grupo Andrade Gutierrez, com apoio de fundos de pensão e BNDES. A empresa resultante se chamou Telemar e era então a maior telefônica do país.

Foi o compadrio no governo Lula que promoveu em 2008 a mudança na lei que permitiu a fusão entre a Telemar e a Brasil Telecom, para formar uma tele de alcance nacional, chamada Oi. Finalmente, foi o governo Lula que veio novamente em socorro da Oi, já atolada em dívidas, para intermediar a fusão com a Portugal Telecom (PT) em 2010.

Sem a ajuda dos compadres nos dois governos, uma aberração como a Oi jamais existiria. Haveria apenas uma telefônica nas mãos de empresários do ramo, com capital fornecido por investidores do ramo. E daí se não fossem brasileiros? Não interessa a quem usa linhas de telefone ou internet onde nasceram, onde moram ou que idioma falam os acionistas da empresa que as fornece. Interessa apenas que os serviços funcionem e que o preço seja justo.

Mas aí entra em jogo a segunda característica nefasta do nosso capitalismo: o nacionalismo ranheta daqueles que ainda acreditam na necessidade de manter na mão de brasileiros o controle acionário de empresas fortes, mesmo que elas operem num mundo em que o capital circula livremente. Foi essa visão tacanha que sustentou tanto a criação da Telemar quanto a fusão que deu origem à Oi – para naufragar na fusão com a também combalida PT.

A terceira característica do nosso empresariado é a absoluta incapacidade de compreender como a tecnologia determina o sucesso na Era do Conhecimento. Enquanto a Oi procurava manter seu acesso fácil ao capital subsidiado do governo, por intermédio do financiamento de campanhas políticas e até de uma empresa do filho do presidente Lula, o mundo das telecomunicações era varrido por rupturas tecnológicas que deixaram a empresa rapidamente defasada.

Como as demais teles, a Oi acreditou no poder de seu lobby e no enfraquecimento da Anatel – submetida à ingerência política. Investia nas relações com autoridades e destinava bilhões a antenas e redes para tentar cobrir todo o território nacional. Tudo ia ficando obsoleto à medida que várias inovações – a maioria delas propiciadas pela internet – tornaram a comunicação mais barata e mais ágil. Nenhuma tecnologia notável desse período foi desenvolvida no Brasil, muito menos pela Oi. Era uma campeã nacional de buraco ou truco, enquanto o mundo jogava xadrez ou Go tridimensional.

As teles se tornaram elefantes incapazes de acompanhar a nova dança. A Oi era o mais obeso, com menos talento. Os problemas da empresa eram evidente há mais de uma década. Por que só agora a empresa pediu recuperação judicial? Graças à quarta característica central do nosso empresariado: a lentidão. Diante de problemas, muito poucos agem com o devido senso de urgência. Isso ainda é pior quando contam com a ajuda do Estado. As dezenas de tentativas de “salvar” a Oi e protelar a bancarrota só serviram para complicar ainda mais sua situação. A dívida só fazia crescer.

A Oi é, enfim, um caso clínico que resume os quatro maiores defeitos que emperram nosso capitalismo: as relações de compadrio entre empresários e políticos, o nacionalismo ranheta, a miopia tecnológica e a lerdeza insuportável na tomada de decisões. Nada disso é fácil de mudar.