Contador de visitas

sábado, 25 de junho de 2016

PRF apreende carregamento de madeira ilegal na BR 316, próximo à Santa Inês

     

  • Este mês já foram apreendidos três outros caminhões com o mesmo tipo de carga.

PRF apreende carregamento de madeira ilegal na BR 316, próximo à Santa Inês
O condutor foi encaminhado para delegacia de Polícia civil em Santa Inês. (Foto: Divulgação/PRF)
SANTA INÊS – Na tarde de sexta feira (24), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um carregamento ilegal de madeira serrada no km 253 da BR 316, na entrada da localidade conhecida como Bambu, que pertence ao município de Santa Inês, Maranhão. A abordagem aconteceu por volta das 16h, quando os policiais deram ordem de parada ao caminhão VW / 24250 de placas KOR-4355 conduzido pelo senhor Pedro Dutra Filho, de 40 anos.
O condutor apresentou uma nota fiscal e guia florestal da madeira cuja carga declarada era de 17m³, mas após a medição volumétrica com o desconto de 30% ficou constatado mais de 20 m³ de madeira, ficando materializado o transporte ilegal e o crime ambiental. Também foi localizado no interior do veículo um rádio amador, sem autorização de uso pela Anatel, e que era usado para verificação de fiscalização da PRF.
Outros três carregamentos foram apreendidos só esta semana. (Foto: Divulgação/PRF)
PRF intensifica fiscalização
O Maranhão é um escoadouro natural da região produtora para as principais áreas de consumo no Nordeste brasileiro. O primeiro filtro de fiscalização de produtos ilegais, como madeira serrada, acontece na própria unidade produtora, no caso, o estado do Pará. Em seguida, os PRFs no Maranhão e no Piauí praticamente fecham o círculo vicioso de transporte de madeira ilegal. As apreensões no Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia, por exemplo, são mínimas por conta do trabalho diuturno realizado especialmente no Pará e Maranhão.
Três apreensões na BR 230
Neste semana, no dia 22, equipes da PRF em fiscalização na BR 230 entre São Raimundo das Mangabeiras e Riachão, no Sul do estado, apreenderam três carregamentos de madeira transportados de forma ilegal. A intensificação da fiscalização na BR 316 fez com que a rodovia 230 fosse escolhida como nova rota para o transporte ilegal.

Nenhum comentário: