Contador de visitas

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Sarney Filho defende reforço de políticas para meio ambiente

  • Ministro discutiu problemas socioambientais nesta quarta-feira (28).

Sarney Filho defende reforço de políticas para meio ambiente
Foto: Reprodução
BRASÍLIA - O fortalecimento de políticas públicas ambientais é a solução para obter o padrão de desenvolvimento sustentável com inclusão social e respeito ao meio ambiente. A opinião é do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, que discursou durante o 15º Encontro Verde das Américas, em Brasília, nesta quarta-feira (28).
O encontro discutiu soluções para os grandes problemas socioambientais que dificultam o desenvolvimento econômico com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades locais e globais.
O ministro lembrou que o Brasil depositou, no dia 21 de setembro, na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, o instrumento de ratificação do Acordo de Paris. Além disso, destacou que o documento tramitou em tempo recorde no Congresso Nacional, antes de ser assinado pelo presidente Michel Temer.
“A conquista é de toda a sociedade brasileira, que demonstrou a maturidade do país para compreender as dimensões do problema da mudança do clima e agir na prevenção de suas causas e na mitigação de seus efeitos”, disse.
Liderança
Para Sarney Filho, o Brasil sinaliza à comunidade global empenho contínuo e seu decisivo papel de liderança no cumprimento desta agenda. “A repercussão disso para as relações diplomáticas é bastante significativa. Internamente, é um assunto que requer transversalidade e coerência entre políticas econômicas e sociais”.
De acordo com ele, embora o país seja responsável por apenas 2,48% das emissões globais, a dimensão dos recursos naturais, a importância da economia nacional no cenário mundial e o protagonismo na questão climática fazem com que as ações do país tenham peso e influência expressivos.
Durante a abertura do encontro houve a entrega do Prêmio Verde das Américas, voltado a homenagear personalidades e instituições que tenham, ao longo dos anos, contribuído para o desenvolvimento sustentável e a preservação socioambiental do planeta.

Nenhum comentário: