Contador de visitas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Morre aos 105 anos a jornalista que noticiou o início da Segunda Guerra

G1
Clare Hollingworth, fotografada em 1932, ajudou a resgatar milhares de pessoas da europa invadida pelos nazistas

Clare Hollingworth, fotografada em 1932, ajudou a resgatar milhares de pessoas da europa invadida pelos nazistas
Clare Hollingworth, a ex-correspondente de guerra britânica que noticiou primeiro o início da Segunda Guerra Mundial, morreu aos 105 anos em Hong Kong.
Nascida em Leicester, a cerca de 150 km de Londres em 1911, Hollingworth foi a primeira a informar a invasão alemã à Polônia em agosto de 1939, episódio que marcou o começo do conflito na Europa.
Depois da Segunda Guerra, ela ainda fez reportagens sobre conflitos no Vietnã, na Argélia e no Oriente Médio. Hollingworth era uma repórter novata no jornal britânico “Daily Telegraph” quando se viu diante do “furo do século”.
Ela percebeu a concentração das tropas alemãs na fronteira polonesa quando viajava da Polônia para a Alemanha em 1939. Em uma entrevista, afirmou: “Eu tenho um interesse apaixonado por guerra, e se alguém é interessado assim pela guerra não pode evitar estar nela. Eu aprecio cada momento”.
Refugiados – Mas Hollingworth tinha um segredo que só foi divulgado muitos anos depois da Segunda Guerra: ela ajudou milhares de refugiados a fugir do nazismo.
Em seu último, de 105 anos, ela recebeu um presente especial: uma mensagem de agradecimento de uma das refugiadas que ajudou a salvar.

Nenhum comentário: