Contador de visitas

terça-feira, 27 de março de 2018

Aumenta número de multas de trânsito aplicadas em SL

DANIEL JÚNIOR / O ESTADO

Mais de 32 mil penalidades foram contabilizadas na capital maranhense somente em janeiro deste ano; 67 foram registradas em janeiro de 2017; dados são do Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA)



Durante todo o mês de janeiro, 32.443 multas de trânsito foram aplicadas em São Luís. Um crescimento considerável, em relação ao mesmo período do ano de 2017, quando foram contabilizadas apenas 67 penalidades. Os dados são do setor de estatística do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA).

O número alto foi alcançado depois que os equipamentos de fiscalização eletrônica começaram a operar definitivamente na capital maranhense em 10 novembro do ano passado.

A fiscalização eletrônica serve para coibir a ação de motoristas que insistem em avançar os sinais de trânsito, quando fechados para o tráfego, e havia sido retirada da capital em abril do ano passado, com o fim do contrato da Prefeitura com a empresa que fornecia o serviço.

Sem ela, não há como identificar esses infratores e aplicar as devidas penalidades, o que coloca em risco não só a segurança de quem trafega nas vias, mas também a vida de pedestres que precisam atravessá-las. Sem fotossensores e barreiras eletrônicas, motoristas imprudentes aproveitam para praticar infrações, principalmente no que diz respeito aos retornos irregulares.

“Transitar em velocidade superior à máxima permitida (pela lei) em até 20%” foi a infração de trânsito que mais resultou em multas em São Luís. Em 2018, foram 21.313 aplicações. Em 2017, “estacionar no passeio” foi a transgressão de trânsito que mais gerou penalidades, com 16 multas aplicadas.

Em novembro de 2017, quando os equipamentos de fiscalização eletrônica começaram a funcionar, 838 multas foram aplicadas. Em dezembro, este número aumentou para 31.790. Em comparação com o ano anterior, nenhuma infração foi encontrada. O site do Detran ainda não disponibilizou o número de multas no mês de fevereiro de 2018.
Procurada por O Estado, a Prefeitura de São Luís não respondeu aos questionamentos, até o fechamento desta edição.

Em abril do ano passado, a fiscalização eletrônica de São Luís foi retirada pela empresa responsável pelo serviço, a Arco Sinal. Na ocasião, a empresa alegou uma dívida de R$ 3,4 milhões da Prefeitura. Como não foi efetuado o pagamento, a empresa removeu os equipamentos e cessou o contrato.

Nenhum comentário: