Contador de visitas

sexta-feira, 16 de março de 2018

Saiba como evitar acidentes com energia elétrica em casa

Alerta!
 
 Em menos de uma semana, duas pessoas morreram vítimas de choque elétrico em SL.
 
Imirante.com, com informações da Assessorial
 
Fique atento e aproveite a energia elétrica sem riscos! (Foto: Reprodução)
SÃO LUÍS - A eletricidade nos ajuda, nos dá conforto, ilumina nossas casa e aquece nosso alimento, mas também pode ser perigosa. Em menos de uma semana, duas pessoas morreram vítimas de choque elétrico na Região Metropolitana de São Luís.
Susiane de Sousa Aragão, de 25 anos, levou uma descarga elétrica ao tocar na máquina de lavar em sua residência, no bairro Coroadinho; e Edvan de Jesus Araújo Moraes, de 37 anos, também morreu eletrocutado no último dia 6, no bairro Moropoia, em São José de Ribamar.
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) dá algumas dicas de prevenção contra acidente envolvendo eletricidade com aparelhos elétricos em casa.
• As instalações elétricas internas devem periodicamente passar por manutenção e devem estar devidamente aterradas - contrate um eletricista profissional de sua confiança.
• Desligue o chuveiro elétrico antes de mudar a chave verão/inverno.
• Ao ligar os eletrodomésticos na tomada, verifique antes se o botão está desligado e se a voltagem é igual à indicada pelo fabricante do equipamento.
• Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos.
• Não use a parte de trás da geladeira para secar roupas. Desta maneira, você sobrecarrega o aparelho, aumenta o consumo de energia e ainda corre o risco de levar um choque.
• O uso exagerado do “T” ou benjamim e extensões em geral é muito perigoso. O excesso de carga elétrica pode causar curtos-circuitos e até incêndios.
• Nunca use aparelhos elétricos próximos a locais úmidos. Após o banho, apenas usar secadores, barbeadores elétricos e chapinha após se secar bem, pois a água é um condutor de corrente elétrica.
• Verifique se seu terreno está devidamente aterrado. O aterramento é de extrema importância, pois é um sistema que evita desiquilíbrios na rede elétrica e previne contra choques elétricos quando em contato com partes metálicas ou falhas no isolamento de equipamentos elétricos.
Qualquer dúvida ou para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento 116 ou acesse o site.

Nenhum comentário: