Primeiro a professora Luciane divide a idéia com o diretor proprietário Raimundo Nonato de Santana Carneiro, que acha ótimo e se predispôs a ajudar de maneira incondicional. Depois reuniu os pais dos alunos para comunicar e autorizar a saída de seus filhos. Tendo a confiança de 100% dos pais, novamente a professora reúne-se com o diretor que oferta o transporte e a disponibilidade de mais três (3) professoras que pudessem acompanhar a equipe com mais segurança e compromisso.
A saída aconteceu as 4: 00 hora da manhã da porta da escola, aonde os pais vieram deixar os seus filhos na responsabilidade das professoras, Jacira, Luciane, Márcia e Vanderléia as 9: 00 hora já nos encontrávamos em um dos portões de acesso da empresa e fomos recepcionados por um casal de funcionários do setor de comunicação: André e Paula, que nos deram boas vindas e convidaram – nos a mudar de transporte, ou seja, a visita estava agendada e haviam sido feitas varias providencias também por parte da Vale.
Começamos então nosso passeio, visitamos cinco setores da Multinacional:
1- O Virador de Vagões
2- O Mirante de Estocagem
3- A Usina de Pelotização
4- O CCO (O centro de Controle Operacional)
5- O Simulador de Trem
Em todo o percurso recebemos muitas informações.
A empresa foi fundada em 1942 no dia 1° de junho, está nos cinco continentes em 14 estados brasileiros e 24 municípios do Maranhão.
A missão da Vale é transformar recursos minerais em riquezas sustentável, contribuindo na sustentabilidade ao longo da estada do Carajás, promovendo atividades nas comunidades oferecendo mais, saúde, educação, esporte e vegetação.
O maior trem de minério do mundo é o que percorre o trajeto Carajás a São Luis, que tem a extensão de
Concluindo, o passeio foi muito educativo, pois os alunos fizeram grandes descobertas, e também foram estimulados a dedicarem-se mais aos estudos e fazer cursos profissionalizantes como segurança do trabalho e outros mais.
A chegada foi por volta das 18: 30 e tudo ocorreram da maneira esperada.
Confira as imagens
Um comentário:
Realmente a visita à Vale, por meio da professora Luciane (Geografia) foi uma bela iniciativa do Colégio FAC. Nada de aula entre quatro paredes apenas, pois a escola tem a missão de preparar os alunos para a vida, e não fará isso restringindo-se ao espaço de uma sala de aula.
Vendo o entusiasmo dos alunos e dos professores, confesso sentir um pouco de saudade do tempo em que eu também integrava esta equipe.
Um grande abraço!
Professor Evaldo Carlos
Postar um comentário