Até onde posso permitir que os pequenos brinquem de "namoradinhos"?
Por meio dos jogos simbólicos, crianças vivem diferentes papéis e situações na tentativa de compreender e se adaptar ao mundo. Brincar de polícia e ladrão, casinha etc. é valioso para o equilíbrio afetivo e intelectual dos pequenos.
Por isso, é muito importante que o professor da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental permita e incentive momentos de faz de conta. Os namoricos entre crianças com idades semelhantes se incluem nesses jogos. Contudo, algumas vezes pode ser preciso intervir no sentido de separar o que faz parte do universo infantil do que pertence ao mundo adulto. Pode brincar de namorar, mas não pode beijar na boca, pois quem faz isso são os jovens e os adultos.
Não há a necessidade de combinar essas regras antes, trabalhe-as conforme as situações forem surgindo e se for necessário. É importante também observar se o ato não está sendo supervalorizado pelos adultos, que acham graça nesses namoricos.
Precisamos respeitar o tempo, as necessidades e a curiosidade natural das crianças.
Por isso, é muito importante que o professor da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental permita e incentive momentos de faz de conta. Os namoricos entre crianças com idades semelhantes se incluem nesses jogos. Contudo, algumas vezes pode ser preciso intervir no sentido de separar o que faz parte do universo infantil do que pertence ao mundo adulto. Pode brincar de namorar, mas não pode beijar na boca, pois quem faz isso são os jovens e os adultos.
Não há a necessidade de combinar essas regras antes, trabalhe-as conforme as situações forem surgindo e se for necessário. É importante também observar se o ato não está sendo supervalorizado pelos adultos, que acham graça nesses namoricos.
Precisamos respeitar o tempo, as necessidades e a curiosidade natural das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário