Contador de visitas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Bons professores usam a memória como depósito de informações, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar!

 
      Este hábito dos professores fascinantes contribui, para desenvolver: pensar antes de reagir, expor e não impor as idéias, consciência crítica, capacidade de debater, de questionar, de trabalhar em equipe.
       Bons professores usam a memória como armazém de informações, professores fascinantes usam a memória como suporte da criatividade . Bons professores cumprem o conteúdo programático das aulas, professores fascinantes também cumprem o conteúdo programático, mas seu objetivo fundamental é ensinar os alunos a serem pensadores e não repetidores de informações.
      A educação clássica transformou a memória humana num banco de dados. A memória não tem essa função. Como disse, grande parte das informações que recebemos nunca será recordada. Ocupamos um espaço precioso de memória com informações pouco utéis e até inúteis.
      Os professores e os psicológos juram que existe lembrança, mas, como já dissemos, este é um dos grandes pilares falsos em que se apóiam a psicologia e as ciências da educação.
Não existe lembrança pura do passado, mas reconstrução do passado com micro ou macrodiferenças .
      Quantos pensamentos nós produzimos ontem? Milhares! De quantos conseguimos nos lembrar com a cadeia exata de verbos, substantivos, adjetivos? Talvez nenhum. No entanto, se procurarmos recordar as pessoas, os ambientes e as circunstâncias com as quais nos relacionamos, reconstruiremos milhares de outros pensamentos, não exatamente os mesmos que pensamos ontem.
       Concluímos que o objetivo da memória não é dar suporte para a lembrança, mas para a reconstrução criativa do passado. Só existe lembrança pura das informações destituídas de experiências sociais e emocionais, ou seja, das informações lógicas, como os números. Mesmo assim, o resgate dessas lembranças envolve emoções sutis subjacentes. Por isso, em alguns momentos, temos maior ou menor habilidade para resolver cálculos matemáticos.
       A memória dos computadores é escrava de estímulos programados. A memória humana é um canteiro de informações e experiências para que cada um de nós produza um fantástico mundo de idéias.

Nenhum comentário: