Contador de visitas

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Quais as chances de engravidar em cada fase da vida? Ginecologista explica

Com informações de Assessoria.


Foto: Reprodução

Se você tem mais de 30 anos, não pensa em casar tão cedo e muito menos ter filhos nos próximos nove meses, fique tranquila. Aquela história de ficar pra titia é coisa do passado. Além do momento de vestir véu e grinalda ter sido adiado, o tal instinto materno, que costumava apitar o relógio biológico feminino na casa dos 20, 25 anos, vem perdendo o time. A boa notícia é que novas tecnologias têm permitido engravidar com idade cada vez mais avançada. Para o ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli não existe idade certa para engravidar, a maturidade da mulher é que vai dizer, e as chances existem sim. Confira!
Nos últimos 10 anos, o número de mulheres grávidas balzaquianas cresceu 27%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este fenômeno do “envelhecimento da maternidade” é fruto da emancipação feminina, que conquistou seu lugar ao palco em direitos, deveres, carreira e também na maternidade. É cada vez mais comum andar no shopping e esbarrar com mulheres-mães com 37, 38, 39, 40 anos. O tabu das “titias” virou mesmo tabu e o que era raro de se ver hoje se tornou a maior característica da mulher moderna: a liberdade de se tornar ou não mãe.
Para o ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli, a mulher está geneticamente programada para ao longo da vida ir perdendo a fertilidade, até a culminância da falência ovariana completa, a chamada menopausa, que marca o fim de sua vida reprodutiva. “Os óvulos envelhecem com o passar do tempo e por isso quanto mais velha for a mulher, menores chances de engravidar ela terá. Mas é importante lembrar que não são nulas. Abaixo o médico enumera as chances, em porcentagens, de uma mulher engravidar naturalmente em um ano de tentativas, por faixa etária:
a) ate os 25 anos – cerca de 75%;
b) dos 26 aos 30 anos – cerca de 65%;
c) dos 31 aos 35 – cerca de 50%;
d) dos 36 aos 40 anos – cerca de 12%;
e) dos 41 aos 42 anos – cerca de 8%;
f ) dos 43 aos 45 – cerca de 1%.

E nenhuma porcentagem é motivo de desespero. As novas tecnologias têm permitido engravidar com idade cada vez mais avançada. Se algum tempo atrás era muito arriscado ter um filho aos 40, hoje esse limite está bastante elástico, desde que recebam acompanhamento médico durante a gestação e não sofram de cardiopatias, hipertensão arterial e diabetes.

Nenhum comentário: