Mariana Tokarnia/Agência Brasil
Vários cursos não tiveram bom desempenho nas avaliações do Ministério da Educação.
BRASÍLIA - Mais de 200 cursos de ensino superior devem ter os
vestibulares suspensos no próximo ano, segundo o ministro da Educação,
Aloizio Mercadante. Isso porque os cursos não obtiveram desempenho
satisfatório nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), pela
segunda vez consecutiva. Além do vestibular suspenso, as instituições
podem ser penalizadas com a redução no número de vagas nos cursos mal
avaliados. No caso das faculdades privadas, elas deixarão de ser
beneficiadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece
bolsas parciais e integrais, e pelo Fundo de Financiamento Estudantil
(Fies).
O MEC divulgou nesta segunda-feira (2) os
dados gerais do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de
Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Os cursos são avaliados a cada
três anos e recebem conceitos de 1 a 5. Os que obtiveram conceito 1 ou 2
em 2009 e em 2012 serão punidos. Neste ciclo, foram avaliados os cursos
de humanidades: administração, ciências contábeis, ciências econômicas,
design, comunicação social, direito, psicologia, relações
internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores
de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos,
gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados.
O
CPC mede a qualidade do curso, levando em consideração a nota do aluno
concluinte, a infraestrutura, a organização didático-pedagógica, o
regime de trabalho dos docentes e a proporção de mestres e doutores. No
total foram avaliados 1.762 instituições de ensino superior e 8.184
cursos. Segundo os dados divulgados, em 2009, 27% dos cursos avaliados
obtiveram conceitos 1 ou 2. Em 2012, a porcentagem caiu para 12%.
Mercadante
atribui a melhora ao rigor do MEC na suspensão de vestibulares de
cursos com conceito insatisfatório, aos estímulos dados pela pasta com
bolsas de estudo e financiamento estudantil para as instituições
consideradas satisfatórias, e à própria concorrência entre as
instituições, que buscam um bom desempenho para atrair os alunos.
Nesse
conceito, de 2009 para 2012, a proporção de cursos com a nota 1 passou
de 0,6% dos cursos avaliados para 0,2%. No caso da nota 2, a proporção
caiu de 26,4% para 11,8%. Aumentaram também as proporções das notas 3 -
de 39,8% para 48,4% - e 4 - de 10,5% para 21,7%. Os cursos com conceito
5, considerados de excelência, cresceram de 1,2% para 1,5%.
O
IGC 2012 mostra o desempenho parcial da instituição em humanidades a
partir dos conceitos obtidos pelos cursos que oferece. Foram avaliadas
2.171 instituições. O índice também apresentou avanço em relação a 2009.
A porcentagem de instituições com desempenho 1 passou de 0,6% para
0,5%; com 2, passou de 32,1% para 16,7%. Foram consideradas
satisfatórias, com índice 3, 57,8% das instituições em 2012, em 2009
eram 44,3%. Com 4, a porcentagem passou de 5,8% para 14,5%. As
instituições de excelência, que obtiveram 5, caíram de 1,2% para 1,1%.
"Analisando
o que aconteceu de 2009 para 2012, quando fechamos um ciclo de
avaliação, houve uma importante melhora na qualidade dos cursos, uma
grande concentração na nota 3 e na nota 4, que são os dois conceitos
satisfatórios de curso e uma redução muito drástica das notas
insatisfatórias", disse Mercadante.
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