Contador de visitas

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Em cinco meses, 301 homicídios dolosos ocorreram na Ilha

  •  
  •  
Dados da SSP revelam que fevereiro, com 71 casos, foi o mais violento, maio teve 55 ocorrências, 10 delas envolvendo crianças e adolescentes

Gilvan Alberto Cordeiro, agente penitenciário, foi uma das vítimas de maio
Gilvan Alberto Cordeiro, agente penitenciário, foi uma das vítimas de maio (Foto: Divulgação)
Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelam que 301 homicídios dolosos ocorreram de janeiro a maio na Região Metropolitana de São Luís. Fevereiro continua como o mês mais violento com o registro de 71 casos. Em maio ocorreram 55 homicídios dolosos, além de ser o mês com o maior número de crianças e adolescentes assassinados, 12 no total. A redução, em comparação ao mesmo período do ano passado, com 343 ocorrências, foi de 13%.
Ainda segundo a SSP, as áreas da ilha em que mais ocorreram mortes em maio foram Jardim Tropical, na cidade de São José de Ribamar, e Vila Conceição no Altos do Calhau. No Tropical, foram homicídios dolosos, a maioria, segundo a polícia, com ligação com tráfico de entorpecentes ou rixa entre integrantes de facções criminosas. A polícia ainda ontem não tinha conseguido identificar os autores desses crimes.
A última vítima foi identificada como César dos Santos Pereira, de 68 anos, executada a tiros em sua residência, na madrugada do dia 30, desferidos por quatro homens não identificados. Também foram assassinados no bairro Joerbeth Lopes da Costa, de 16 anos, e Adelmo Alves dos Santos, o Dedel, de 29 anos, no dia 26 de maio. Eles teriam sido baleados com pelo menos 10 tiros dentro da casa onde moravam.
Já no dia 15 ocorreu a morte de Arielson Chaves Moraes, de 20 anos, que segundo a polícia, foi executado a tiros desferidos por pessoas não identificadas. Os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil. “Essas mortes podem ter sido cometidas por integrantes de grupo rival, mas a Polícia Civil está investigando cada caso”, falou Alexandre Francisco.
Na Vila Conceição, no Alto do Calhau, também foram registradas quatro mortes violentas no mês passado. A última vítima foi Wanderson L. T. Rodrigues, de 19 anos, fato ocorrido no dia 21. No dia 18 foi registrado o assassinato de Jefferson Pinto Santos, o Cara de Burro, de 17 anos.
O coronel Pedro Ribeiro, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana I (CPAM I), disse que Cara de Cavalo teria sido executada com mais de nove tiros, um deles na cabeça, desferidos por pessoas não identificadas. O adolescente morreu no quintal de uma residência, na Rua Domingos Alves Rocha. A motivação seria possível acerto de conta relacionado com o tráfico de entorpecente. A equipe da SHPP está investigando o caso.
Os mesmos policiais investigam, também, o assassinato de Kreriston Costa Martins, de 21 anos, ocorrido no dia 5 de maio. Ele foi morto a tiros por homens não identificados, na Portelinha. A outra vítima foi Clemilton dos Santos Silva, de 38 anos. Os suspeitos teriam baleada a vítima em via pública da Vila Conceição, no dia 10 de maio e ele morreu no local.
Mortes de menores
Somente no mês passado 12 crianças e adolescentes foram assassinadas, segundo a polícia, por grupos criminosos. Além das mortes de Joerbeth Lopes da Costa, de 16 anos, no Jardim Tropical, e Jefferson Pinto Santos, o Cara de Burro, de 17 anos, na Vila Conceição, no Altos do Calhau, foram mortas ainda em maio, os adolescentes Carlos Magno Pereira de Sousa Filho, o Carlos Diabão, de 17 anos, e Gabriel Ramos Silva, o Biel, de 16 anos, no conjunto Tambaú, em Paço do Lumiar.
As outras vítimas foram identificadas como J.N.F, de 16 anos, dia 4, morto a tiros no bairro Alemanha; Jonatas dos Santos, o Capetinha, de 17 anos, que tinha passagem pela Delegacia do Adolescente Infrator (DAI); Bianca Gabrielle das Neves Santos, de 15 anos, no Tibiri, dia 10; L.G.C, de 16 anos, na Vila Itamar, dia 7; I. dos S.F, de 16 anos, no Residencial Terra Livre, dia 5; C.S dos A, de 16 anos, na Pirâmide; C.B.P, de 16 anos; e I.C.N.M, de 15 anos, na Pindoba, em Paço do Lumiar.
Números
301
É o número de homicídios dolosos ocorridos nos cinco meses deste ano, sendo 63 em janeiro, 71 em fevereiro, 66 em março, 46 em abril e 55 em maio
343
Foi o número de homicídios dolosos ocorridos nos primeiros cinco meses de 2015, sendo 84 em janeiro, 70 em fevereiro, 73 em março, 54 em abril e 62 em maio
Fique sabendo
De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública, 39 crianças e adolescentes foram assassinadas durante os cinco primeiros meses deste ano. Em maio, foram registrados 12 casos; janeiro com nove; fevereiro com cinco; março com sete e abril, com seis mortes.

Nenhum comentário: