Deixar de explicar porque o tema é complexo
Do ponto de vista conceitual, podemos dizer que nenhum conteúdo é simples. Isso, no entanto, não quer dizer que você deve deixar de falar sobre um assunto por considera-lo complexo demais. Um mesmo conteúdo pode ser trabalhado em diferentes níveis de profundidade, de acordo com a etapa de desenvolvimento e os saberes dos alunos. A construção do conhecimento é um processo progressivo, que perdura por toda a vida. Abordagens sucessivas vão aproximando cada vez mais as pessoas do saber. Em vez de deixar de lado um ou outro tema, cabe ao professor saber atento às expectativas de aprendizagem que traçou para a turma e ter claro o que ele espera que os estudantes aprendam.
Lembre-se de que um mesmo assunto pode reaparecer em vários momentos da escolaridade. A cada etapa, há novos objetivos a serem alcançados, que precisam ser estabelecidos tendo como base o grau de compreensão da turma. Levar em conta os conhecimentos prévios dos alunos é um bom termômetro para planejar as aulas sem deixar temas complexos de lado nem trazer explicações profundas demais para cada faixa etária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário