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O Grupo Oi ficou em primeiro lugar com cerca de 4.281 atendimentos no ano de 2012
O Grupo Oi ficou em primeiro lugar com cerca de 4.281 atendimentos no ano de 2012
A
Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA), órgão
vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social
e Cidadania (Sedihc) realizou, na quarta (13), quinta (14) e sexta
(15), a “I Semana de Combate ao Superendividamento – Saindo do Vermelho”
na Praça do Sol, no Tropical Shopping, em São Luís. Na ocasião, foram
montados estandes de várias empresas e prestadoras de serviços para
receber os consumidores para renegociar suas dívidas e tentar a
conciliação com o cliente, mediante acompanhamento do Procon. As equipes
ficaram de plantão durante os três dias, das 8h às 18h.
Para o gerente do Procon, Kleber José Moreira, o evento foi uma
grande oportunidade para consumidores limparem seus nomes. “Celebramos
grandes negociações entre consumidores e prestadores de serviço. Desta
maneira, ajudamos muitas pessoas a renegociarem suas dívidas, limpando o
nome da lista de proteção ao crédito e também orientando para um
consumo mais responsável”, declarou o gerente.
O atendimento foi realizado aos consumidores que fizeram previamente
um cadastro para participar do evento. Porém, o Procon deu a
oportunidade para que todos participassem e o cadastro foi feito na
mesma hora, sem agendamento. Na programação, foram realizadas ainda
conferências sobre educação financeira, empréstimo consignado para
idosos, palestra sobre educação financeira para crianças de escolas
públicas, além de esclarecimentos sobre o Código de Defesa do
Consumidor.
Jackson Sousa, gerente regional da Companhia Energética do Maranhão
(Cemar), acha fundamental a participação das empresas nesse tipo de
ação. “Além de ajudar o consumidor a pagar suas contas, participando
desse tipo de ação a empresa melhora sua imagem e seu relacionamento com
os clientes”, diz o representante da Companhia.
Segundo Rayana Arraes, supervisora das Relações de Consumo do Procon,
é importante a parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, pois o
superendividamento não é só um problema financeiro, mas do bem estar do
consumidor. “Em muitas famílias, o problema das dívidas não se resume
apenas ao bolso do consumidor, mas é causa e consequência de efeitos
psicológicos. É o caso de doenças como consumidor compulsivo”, diz a
coordenadora do evento.
A secretária de Direitos Humanos, Luiza Oliveira, declarou o evento
como um importante aliado na busca constante pelos direitos humanos,
dentro de suas transversalidades. “Direito do consumidor é um direito
humano. E, perante isso, estaremos sempre disponíveis para ajudar o
Procon a construir um Maranhão mais justo a todos os cidadão”, completou
Luiza Oliveira.
A Semana de Combate ao Superendividamento é também o ponto inicial
para a pesquisa sobre o perfil do consumidor do Estado. O estudo tem
como objetivo mapear o mercado local no sentido de descobrir os motivos
para as grandes dívidas. “A falta de informação é uma das maiores causas
para o superendividamento. Muitos consumidores não conhecem seus
direitos e nem como lidar com suas contas em casa. Por isso, é preciso
que nós tenhamos conhecimento sobre o consumidor para elaborar com maior
precisão política para combater o endividamento em grande escala”,
finalizou a secretária Luiza Oliveira.
Recorde
No tocante a arrecadação das multas no ano de 2012, também foi
recorde, pois só no mês de agosto de 2012, foi arrecadado mais que o ano
inteiro de 2011. O total de arrecadação de 2012 representa quase a
metade de toda a arrecadação do órgão desde sua criação.
No quesito “resolutividade”, o Procon-MA sempre teve como média 93%
de demandas resolvidas dentre os anos de 2007 a 2011. Em 2012, apesar de
ter aumentado quase 200% a demanda, também conseguiu melhorar a
resolutividade que no ano de 2012 foi de 96%, sendo considerado o
segundo melhor índice do país.
Mais reclamadas
Em celebração ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado no dia 15 de
março, o Procon divulgou uma lista com os nomes das empresas mais
reclamadas no Maranhão.
No ano de 2012, o Procon-MA realizou mais de 30 mil atendimentos,
número esse maior que a somatória de atendimentos dos 3 anos anteriores
(2009, 2010 e 2011) do órgão. “A justificativa desse aumento se deve,
entre outros fatores, ao apoio do Governo do Estado que fomentou a
transformação do órgão em Gerência, bem como a mudança da sede que deu
mais comodidade à população”, afirmou Kleber José Moreira.
Desses mais de 30 mil atendimento, o Grupo Oi ficou em primeiro lugar
com cerca de 4.281 atendimentos no ano de 2012 valor esse que
corresponde a 15,46% de toda demanda do órgão. Em segundo lugar ficou a
Companhia Energética do Maranhão (Cemar) com cerca de 2.177 atendimentos
, valor esse equivalente a 8% de toda a demanda do órgão.
Empresas mais reclamadas em 2012
1) Grupo Oi
2) Companhia Energética do Maranhão (Cemar)
3) Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema)
4) Claro/Embratel
5) CCE/Digibras
6) Itaú
7) Máquina de Vendas
8) B2W/Lojas Americanas
9) Bradesco
10) Eletromil
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