Contador de visitas

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Polícia Militar define estratégia de atuação para as eleições 2014

Foram discutidas diversas medidas para a atuação da corporação nos 217 municípios maranhenses no próximo domingo.

Mario Carvalho
Da equipe de O Estado

Foto: De Jesus
O comandante da Polícia Militar, coronel Zanoni
O Comando Geral da Polícia Militar reuniu ontem todos os oficiais da Região Metropolitana de São Luís para definir a estratégia de atuação nos 217 municípios maranhenses no próximo domingo (5), dia das eleições 2014. Na ocasião, o comandante-geral da PM, coronel Aldimar Zanoni Porto, falou sobre os procedimentos que deverão ser tomados pelos oficiais-coordenadores, bem como pelos comandantes de unidades e oficiais que atuarão nos municípios. Os militares devem embarcar hoje para seus respectivos destinos, em horário a ser definido por questões de segurança.
Segundo o Comando Geral da PM, será utilizado um efetivo de 6.700 policiais militares, sendo que, em todos os municípios do interior do estado estará à frente, pelo menos, um oficial que comandará no mínimo 10 policiais. Além dos militares que reforçarão o serviço de eleição no interior do estado, o Comando da Polícia Militar criou 21 pontos estratégicos para pronto emprego da tropa especializada, caso haja necessidade de reforço nas mais diversas localidades do Maranhão.
O chefe da 3ª Seção do Estado Maior Geral, tenente-coronel Andrade, em conformidade com o Plano de Operações das Eleições 2014, repassou todos os direcionamentos para o desenvolvimento das ações policiais nos locais de votação. Durante a apresentação, o subcomandante-geral e coordenador-geral da Operação Eleição 2014, coronel João Nepomuceno, esclareceu e sanou dúvidas nos mais diversos temas.
No decorrer da reunião, o Comando Geral da Polícia Militar comunicou também que já havia sido creditado nas contas dos militares o valor referente às diárias e jornada operacional eleitoral de todos os policiais da Região Metropolitana de São Luís que vão atuar no interior do estado no pleito eleitoral.
Polícia Civil - A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSPMA) informou também que o efetivo da Polícia Civil no estado ganhará um reforço de 355 policiais, que atuarão nos 217 municípios maranhenses no dia das eleições. Desse total, serão distribuídos 249 investigadores, 53 escrivães e 53 delegados, que estarão auxiliando no trabalho durante o pleito do próximo domingo.
Em São Luís, o efetivo também ganhará reforço com a presença de homens do Exército, da Força Nacional de Segurança e também da Polícia Militar, que irão trabalhar de forma conjunta para evitar incidentes no dia da votação.
TRE - O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargador Froz Sobrinho, disse que o clima de insegurança na capital e em outros municípios do estado não é uma particularidade do Maranhão. "Por isso, estamos trabalhando em ações preventivas e instituímos gabinetes de segurança das eleições, que reúnem representantes dos órgãos de segurança pública preparados para agir", destacou.

Números

6.700 policiais militares estarão atuando em todos os 217 municípios maranhenses;
21 pontos estratégicos para pronto emprego de tropa especializada foram criados pelo Comando Geral da PM
355 policiais civis, sendo 249 investigadores, 53 escrivães e mais 53 delegados vão atuar nas eleições 2014

Nenhum comentário: