Viaduto de Bacabeira liberado; trecho antigo da BR terá obra
DUPLICAÇÃO BR-135
Robert W. Valporto / O Estado
Após
liberação do viaduto, parte da estrada antiga entre Bacabeira e São
Luís será restaurada, ainda dentro das obras de duplicação da BR-135;
serviços se iniciaram em 2012, mas resultados só começaram a aparecer no
ano passado
Viaduto melhora trânsito e deve reduzir o número de acidentes no trecho. (Foto: Paulo Soares / O Estado)
BACABEIRA
- O tráfego foi liberado na manhã de ontem, 19, no viaduto de
Bacabeira, que faz parte das obras de duplicação da BR-135 (entre Estiva
e Bacabeira), e os condutores puderam fazer uso dessa nova via, que
deve facilitar o acesso a São Luís e reduzir o número de acidentes na
localidade.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (Dnit), para a conclusão desta etapa da duplicação será
necessária apenas a restauração asfáltica da via antiga que liga
Bacabeira a São Luís, especificamente no trecho do Campo de Perizes.
“Nós
damos por concluída essa etapa da duplicação da BR-135 e, até o segundo
semestre deste ano, já teremos feito a restauração asfáltica no trecho
do Campo de Perizes, um total de 17 km dos 26 km, já que o restante já
foi feito”, destacou Glauco Henrique Silva, coordenador de Engenharia do
Dnit.
Questionado por O Estado quanto à
instalação de faixas para pedestres, o Dnit informou que serão feitas em
breve. “De acordo com a demanda dos moradores e, caso necessário, que
sejam feitas mais, o Dnit pode estudar a possibilidade dessa
instalação”, garantiu Glauco Henrique Silva.
A obra no viaduto
agradou aos moradores de Bacabeira, como o taxista Josenilson Pereira,
de 32 anos, que acredita na redução do número de acidentes nessa área.
“A gente só tem a agradecer ao Governo Federal por essa obra, que tornou
mais segura a via, reduzindo demais o número de acidentes aqui. Vamos
ver se continuará assim”, frisou.
Duplicação
As
obras de duplicação da BR-135 começaram em 2012, e a primeira parte
(entre Estiva e Bacabeira) deveria ter sido entregue em 2014. No
entanto, por causa de cortes no orçamento federal, os serviços
permaneceram parados por quase dois anos. No dia 12 de janeiro deste
ano, após mobilização da bancada maranhense na Câmara Federal, foi
entregue um trecho de aproximadamente 11 quilômetros de pista duplicada
da BR-135, entre Estiva e Periz de Baixo.
Outros sete quilômetros
já haviam sido entregues em julho do ano passado, com o objetivo de
minimizar os riscos de acidentes. Os trechos entregues são considerados
por especialistas os mais importantes e complexos do projeto, que prevê a
duplicação da rodovia nos próximos anos até o Entroncamento.
Os
ministros Maurício Quintella (Transportes, Portos e Aviação), Moreira
Franco (Secretaria Geral da Presidência da República) e Sarney Filho
(Meio Ambiente) estiveram em São Luís para a inauguração desse trecho,
um dos mais críticos da rodovia, que, por causa de dezenas de acidentes
fatais, ficou conhecida como “estrada da morte”.
Com a inclusão de
aditivos e emendas impositivas, foram gastos R$ 461.409.849,64 nos 26
quilômetros (incluindo o viaduto) de pista ampliada da BR-135. Boa parte
deste valor é oriunda de aditivos (R$ 130 milhões, no total)
necessários para a finalização dos serviços. Além disso, mais da metade
do montante foi investido para a fixação das colunas de brita, em
especial no trecho ampliado do Campo de Perizes.
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