Colégio F.A.C

Seja Bem Vindo ao nosso site oficial!

Contador de visitas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

No Maranhão, 431 detentos são aprovados no Enem

Por Luís Pablo
Detentos maranhenses acalçaram aprovação acima de 50% no Enem

Detentos maranhenses acalçaram aprovação acima de 50% no Enem
Dos 883 presos maranhenses inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade em 2018, 431 conseguiram ser aprovados. O número equivale a uma taxa de aprovação superior a 50%.
O processo de inscrição dos detentos no ENEM PPL 2018 foi feito via internet pelos responsáveis pedagógicos de cada Unidade Prisional. Eles também se responsabilizaram por acessar e divulgar as informações aos inscritos.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que a Unidade Prisional de Ressocialização São Luis 2 (UPSL2) foi a que mais aprovou, com 69. No interior maranhense o destaque ficou com a UPR de Balsas, com 23 provas acima da nota de corte.
O ENEM PPL tem a mesma complexidade das provas do tradicional e também é aplicado pelo INEP. Os participantes têm os mesmos direitos de cotas raciais ou sociais, expressas por lei. A liberação deles para cursar depende de aprovação da Justiça.
(Com informações do Imirante)
Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 08:25 Nenhum comentário:

Após tragédia em Brumadinho, Governo Federal determina fiscalizações em barragens do Maranhão

Por Luís Pablo
Barragem do Bacanga, em São Luís, também está entre os locais que devem ser vistoriados, segundo o Governo Federal

Barragem do Bacanga, em São Luís, também está entre os locais que devem ser vistoriados, segundo o Governo Federal
O Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastre do Governo Federal publicou nesta terça-feira (29) duas resoluções que determinam a fiscalização imediata de 10 barragens no Maranhão que possuem alto dano potencial associado. O prazo para a realização das vistorias é de 90 dias.
Nas barragens em que as vistorias devem ser feitas por órgãos do Governo Federal, as resoluções valem como determinação imediata. É o caso das barragens sob responsabilidade da Agência Nacional de Mineração (ANM), Agência Nacional de Águas (ANA) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
No entanto, em locais onde as vistorias são de responsabilidade dos estados, a princípio, as resoluções valem como recomendação. Posteriormente, as resoluções podem obrigar os estados mediante deliberação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, o que ainda não tem prazo para acontecer.
No Maranhão, as vistorias em oito barragens estão sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA). A Secretaria informou que as entidades administradoras da barragem do Bacanga, Flores e Alumar serão notificadas ainda nesta semana para apresentar a Declaração de Inspeção Extraordinária de Segurança da estrutura das respectivas barragens em consonância com a Lei da Política Nacional de Segurança de Barragens.
Confira a lista das 10 barragens no Maranhão listadas pelo Governo Federal com alto dano potencial associado:

Barragem, Brumadinho
Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 08:22 Nenhum comentário:

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Lula decide não deixar prisão após autorização para se encontrar com familiares em quartel

Saída do ex-presidente da cadeia foi autorizada pelo presidente do STF, Dias Toffoli, nesta quarta-feira (30). Lula havia pedido para ir ao enterro do irmão Vavá, que morreu na terça (29).

Por Adriana Justi, Ederson Hising e Fernando Castro, G1 PR


Lula decide não deixar prisão após autorização para se encontrar com familiares em quartel

Lula decide não deixar prisão após autorização para se encontrar com familiares em quartel
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não deixar a prisão, em Curitiba, nesta quarta-feira (30), para encontrar familiares em uma unidade militar, após a morte de um de seus irmãos. Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, morreu de câncer na manhã de terça-feira (29), aos 79 anos.
"Na verdade, a decisão foi absolutamente inócua. A decisão foi proferida quando o corpo já estava baixando a sepultura, o enterro já estava acontecendo. Então, nesse sentido, a decisão não tem mesmo como ser cumprida", disse o advogado de Lula Manoel Caetano Ferreira.
Ele concedeu entrevista na tarde desta quarta em frente à Superintendência da Polícia Federal (PF), onde Lula está preso desde 7 de abril de 2018. Segundo o advogado, o ex-presidente também não concordou em se reunir com a família no local indicado na decisão.
"Seria um vexame, seria um desrespeito com a família que ele fosse se encontrar com a família num momento como esse em um quartel", afirmou o advogado.
Ferreira disse ainda que Lula já se encontra com familiares todas as quintas-feiras, dia de visitas. Ainda conforme o advogado, Vavá era um irmão com quem Lula tinha fortes vínculos afetivos.
“Ele sentiu muito a morte do irmão, e sentiu mais ainda não poder se despedir do irmão e se encontrar com a família nesse momento de muita tristeza”, disse Ferreira.
A saída do ex-presidente foi autorizada no início da tarde pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, de plantão no recesso do Judiciário. O corpo de Vavá foi enterrado às 13h em São Bernardo do Campo (SP).
Lula havia pedido na terça-feira para comparecer ao enterro, mas o pedido foi negado pela juíza da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, Carolina Lebbos, e mantida pelo desembargador Leandro Paulsen, do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4).
O despacho da juíza Carolina Lebbos seguiu as manifestações da Polícia Federal e do Ministério Público, que afirmavam que não havia tempo hábil para que a logística de transporte do ex-presidente fosse realizada a tempo do final do sepultamento do irmão de Lula e que, apesar de previsto na lei, não há garantia de que o benefício seja concedido em todos os casos.
Toffoli, no entanto, assegurou o direito de Lula de se encontrar com os familiares em uma unidade militar.
Lula foi preso em 7 de abril de 2018 — Foto: Ricardo Moraes/Reuters

   
Lula foi preso em 7 de abril de 2018 — Foto: Ricardo Moraes/Reuters

'Agravar o sofrimento'

Após o pronunciamento do advogado, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou a Dias Toffoli que encontrar a família em uma unidade militar após o enterro do irmão Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, poderia "agravar o sofrimento" de todos.
Em documento apresentado ao STF, a defesa disse que, logo após o falecimento, o pedido de comparecimento ao velório e enterro foi feito à Polícia Federal, à Justiça Federal em Curitiba e ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, mas todos rejeitaram o pedido e o submeteram a "constrangimento ilegal".
Os advogados frisaram que, quando Toffoli autorizou o deslocamento e reconheceu o direito de Lula, o ex-presidente recebeu a informação de que o irmão já havia sido enterrado - Vavá morreu de câncer na manhã de terça-feira (29), aos 79 anos.
"Por entender que o encontro com seus familiares horas após o sepultamento de seu irmão em uma unidade militar, na forma consignada na referida decisão, terá o condão de agravar o sofrimento já bastante elevado de seus membros, o Peticionário informou à sua Defesa técnica que não tem o desejo de realizar o deslocamento nesta oportunidade. Essa posição, cumpre salientar, não implica em qualquer renúncia ao direito sustentado, mas o doloroso desdobramento de um inequívoco constrangimento ilegal ao qual o Peticionário foi submetido até a decisão proferida por Vossa Excelência", diz o documento protocolado no STF.

'Direito humanitário'

No pedido apresentado ao STF, a defesa argumentou que a Lei de Execução Penal prevê o “direito humanitário” de o ex-presidente comparecer ao velório.
Segundo a norma, os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semi-aberto e os presos provisórios podem obter permissão para sair da cadeia, desde que escoltados, quando há o falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão.
Os advogados do ex-presidente ainda relembraram episódio da década de 1980, quando mesmo preso durante a ditadura militar, Lula obteve autorização para comparecer ao velório da mãe, Eurídice Ferreira Mello, a Dona Lindu.

Condenação e prisão

O ex-presidente foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisão em julho de 2017.
Em janeiro de 2018, o TRF4 confirmou a sentença e aumentou a pena do ex-presidente para 12 anos e 1 mês de prisão no caso do triplex em Guarujá (SP).
No dia 7 de abril, Lula se entregou à Polícia Federal, e desde então está preso na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense.
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.
Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 16:16 Nenhum comentário:

Lula recorre ao STF para ir ao velório do irmão


Ex-presidente teve pedido negado por instâncias inferiores. Sepultamento será realizado no início da tarde desta quarta-feira.

Por Luiz Felipe Barbiéri, G1 — Brasília


A defesa de Luiz Inácio Lula da Silva recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) na madrugada desta quarta-feira (30) contra decisão que negou pedido do ex-presidente para comparecer ao velório do seu irmão Genival Inácio da Silva.
Vavá, como era conhecido, morreu na manhã desta terça-feira (29), aos 79 anos. A decisão de liberar Lula para o velório cabe ao ministro Dias Toffoli, presidente da Corte e responsável pelo plantão no tribunal.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: Reprodução

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: Reprodução
Lula está preso na superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde abril de 2018. Ele foi condenado na primeira e na segunda instâncias da Justiça no caso do triplex do Guarujá (SP), por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Na noite desta terça, a juíza responsável pela execução da pena de Lula, Carolina Lebbos, negou o pedido do ex-presidente. A magistrada seguiu manifestações da Polícia Federal e do Ministério Público que afirmavam não haver tempo hábil para que a logística de transporte do ex-presidente fosse realizada a tempo do final do sepultamento do seu irmão.
Segundo o pedido apresentado ao STF, o velório está sendo realizado desde terça-feira, e o sepultamento será feito às 13h desta quarta-feira (30), em São Bernardo do Campo, em São Paulo.
Os advogados também apresentaram recurso no TRF-4, e o desembargador Leandro Paulsen manteve a sentença da juíza no fim da madrugada. A defesa então foi ao STF.
No pedido apresentado à Suprema Corte, a defesa argumentou que a Lei de Execução Penal prevê o “direito humanitário” de o ex-presidente comparecer ao velório.
Segundo a norma, os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semi-aberto e os presos provisórios podem obter permissão para sair da cadeia, desde que escoltados, quando há o falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão.
“Não é possível tornar os direitos dos cidadãos brasileiros letra morta diante de considerações consequencialistas, ancoradas sobre os argumentos burocráticos da reserva do possível ou da preservação da ordem pública, especialmente quando tais questões podem ser facilmente solucionadas”, disse a defesa no documento.
Os advogados do ex-presidente ainda argumentaram que mesmo preso durante a ditadura militar, em 1980, Lula teve autorização para comparecer ao velório da mãe, Eurídice Ferreira Mello, a Dona Lindu.
“Ora, anota-se, um preso político àquela época teve seu direito resguardado de comparecer às cerimônias fúnebres de sua genitora; desta feita, em situação semelhante (para dizer o mínimo), deve poder exercer o mesmo direito no caso das cerimônias fúnebres de um irmão, ainda mais agora que a lei expressamente lhe assegura essa garantia”, afirmaram os advogados.
Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 10:11 Nenhum comentário:

Cleones Cunha será o novo presidente do TRE-MA para o biênio 2019/2020

Por Luís Pablo
 
Desembargador Cleones Cunha
Desembargador Cleones Cunha
O próximo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) já tem nome e sobrenome: Cleones Cunha. O magistrado irá assumir o comando da Corte Eleitoral em razão da da desistência do desembargador Tyrone Silva.
Tyrone Silva anunciou, durante sessão nesta terça (29), que decidiu abdicar de concorrer ao cargo de presidente. Com o anúncio, fica desde já decidido que o próximo presidente do TRE será o desembargador Cleones Cunha, cabendo a vice-presidência e corregedoria ao desembargador Tyrone Silva.
Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 08:26 Nenhum comentário:

Tema desiste da eleição da Famem e declara apoio para Erlanio Xavier

Por Luís Pablo
Marcelo Tavares, Erlanio Xavier, Flávio Dino, Tema e Márcio Jerry

Marcelo Tavares, Erlanio Xavier, Flávio Dino, Tema e Márcio Jerry
O prefeito de Tuntum e atual presidente da Famem (Federação dos Municipios do Estado do Maranhão), Cleomar Tema, não é mais candidato à reeleição da entidade.
Tema desistiu da disputa após reunião nesta tarde no Palácio dos Leões com o governador Flávio Dino. Participaram da reunião também o secretários Marcelo Tavares e Márcio Jerry, além do prefeito Erlanio Xavier (Igarapé Grande).
Erlanio é agora o único candidato a disputa da Famem. A eleição ocorrerá amanhã, dia 30.
O Blog do Luís Pablo foi informado que para Tema desistir ficou acordado a 4ª Secretaria da Mesa Diretora da Assembleia para sua esposa ocupar, a deputada eleita Daniela Tema
Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 08:23 Nenhum comentário:

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Vavá, irmão de Lula, morre aos 79 anos em São Paulo


Advogado pediu à Justiça autorização para que ex-presidente, que está preso em Curitiba, participe de velório e enterro em São Bernardo do Campo.

Por G1 SP

Responsáveis pelas redes sociais de Lula postaram foto do ex-presidente ao lado de Vavá — Foto: Reprodução/Twitter

  Responsáveis pelas redes sociais de Lula postaram foto do ex-presidente ao lado de Vavá — Foto: Reprodução/Twitter 
 
Genival Inácio da Silva, de 79 anos, conhecido como Vavá, irmão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, morreu nesta terça-feira (29) em São Paulo. O velório está previsto para esta terça, no Cemitério Paulicéia, em São Bernardo do Campo, no ABC. O enterro deve ocorrer na manhã de quarta (30).
Segundo reportagem da revista Época de 2018, Vavá lutava contra um câncer que ataca os vasos sanguíneos.
O advogado criminal de Lula, Cristiano Zanin Martins, pediu autorização à Justiça para que o ex-presidente possa acompanhar o velório e o enterro do corpo do irmão na cidade do ABC. Esse tipo de saída está prevista na Lei de Execução Penal.
Segundo a lei, a permissão de saída deve ser concedida pelo diretor do estabelecimento onde se encontra o preso. Como Lula é preso provisório, poderá ser necessário autorização judicial, já que ele está detido na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba.
Em nota, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC lamentou o falecimento de Vavá.
"O companheiro Vavá sempre esteve nas lutas em todos os momentos no Partido dos Trabalhadores de São Bernardo do Campo, que a exemplo de seu irmão e nosso grande líder Lula sempre foi ativo militante e sua dedicação em favor da classe trabalhadora e dos menos favorecidos é exemplo a ser seguido.
Em razão do seu falecimento informamos o cancelamento da reunião da direção da executiva que ocorreria nessa data, bem como, de todas as nossas agendas no presente dia", diz a nota.
Apesar de ter sido indiciado na Operação Xeque-Mate, em 2007, Vavá não chegou a ser denunciado e nem preso. O Ministério Público Federal (MPF) de Mato Grosso do Sul apresentou à Justiça Federal denúncia contra 39 dos 58 indiciados, e não inclui Vavá por não haver na investigação "elementos que indiquem a sua participação em qualquer uma das quadrilhas denunciadas"
Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 15:54 Nenhum comentário:

Barragens de lama: há riscos em São Luís?!?


Marco Aurélio D'Eça

Embora pouca gente discuta o assunto abertamente, há em São Luís uma barragem de rejeitos com os mesmos riscos das que romperam em nas regiões de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais



As lagoas de bauxita da Alumar são sempre motivos de preocupação
Em meio à comoção nacional pelo rompimento da barragem de resíduos de ferro da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), as redes sociais inundaram com questões envolvendo este tipo de depósito.
Uma das imagens, que ilustra este post, chama a atenção para os riscos que existem em São Luís, com a barragem de bauxita da Alumar, em plena capital maranhense.
Vez por outra, a barragem de lama da Alumar é motivo de preocupação de deputados e vereadores.

A localização das lagoas da Alumar, em pleno Distrito Industrial
Em 2015, por proposta do então vereador Fábio Câmara, os parlamentares de São Luís chegaram a visitar o local onde está armazenada a lama de bauxita, na região do Distrito Industrial.
O assunto chegou a ser debatido também na Assembleia Legislativa. (Relembre aqui)
No mapa acima, é possível identificar o local exato das barragens de resíduos de alumínio da Alumar, numa área próxima a indústrias e residências.
E o desastre da Brumadinho deve levar a reflexões sobre o assunto…
Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 08:14 Nenhum comentário:

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Governo do Maranhão envia Bombeiros para ajudar em Brumadinho



O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou hoje (27), nas redes sociais, que autorizou o envio de homens do Corpo de Bombeiros do Maranhão para auxiliar no resgate de vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), que aconteceu na tarde de sexta-feira (25).
“Somos todos irmãos e temos que ser solidários sempre”, destacou ele, em postagem no stories do Instagram.
Até 21h15 deste domingo, 58 mortes já haviam sido confirmadas.
 balanço divulgado no começo da noite apontava ainda 305 desaparecidos, entre moradores e funcionários da Vale.
As buscas seguem.
Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 09:22 Nenhum comentário:

43 pessoas foram resgatadas em situação de escravidão no Maranhão, diz SRT

G1MA



A Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão divulgou nesta sexta-feira (25) dados sobre fiscalizações de combate ao trabalho escravo em 2018. De acordo com o órgão, no ano passado foram realizados 2774 fiscalizações no estado.
Durante as ações, 43 pessoas foram resgatadas no Maranhão em situação análoga ao trabalho escravo, sendo várias de outros estados. A Superintendência do Trabalho também informou os resultados das fiscalizações. No balanço de 2018, ocorreram:

3.398 autos de infração foram lavrados
209 ações para combater o trabalho infantil
776 fiscalizações vistoriaram as condições de segurança e saúde no trabalho

Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 09:17 Nenhum comentário:

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Confronto com a polícia deixa oito mortos na Vila Conceição

PODER



Uma operação da Polícia Civil na Vila Conceição, em São Luís, terminou com oito mortes na tarde desta quinta-feira (24). Os nomes dos mortos ainda não foram informados pela polícia.
Segundo a polícia, a operação ocorre em decorrência de conflitos entre facções criminosas e tiroteios na região, além de um vídeo que correu nas redes sociais onde possíveis membros de facções afirmam possuir armas suficientes para confrontar outras facções ou mesmo a polícia.
Em entrevista à Rádio Mirante AM, o superintendente de combate ao narcotráfico, Breno Galdino, informou que todas as mortes desta quinta-feira (24) ocorreram em confronto com a polícia, que ainda busca armas e pessoas envolvidas em crimes na região.
“Chegou para a gente a confirmação dessas mortes em confronto com a polícia. Também apreendemos aqui duas pistolas, revólver .38 e duas espingardas. Esse é o balanço parcial. Também apreendemos maconha e carregadores dessas armas”, disse Breno Galdino.

Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 08:19 Nenhum comentário:

Flávio Dino e Felipe Camarão apresentam plano de apoio à conclusão de creches federais ao ministro da Educação

Por: John Cutrim


O governador Flávio Dino apresentou ao ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, o plano de apoio à conclusão de creches federais que estão com obras inacabadas no Maranhão. Em reunião na tarde desta quinta-feira (24), na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, ele também apresentou pleitos atinentes ao Programa de Ações Articuladas (PAR) e o Programa Escola Digna.
O apoio, inclusive financeiro da gestão estadual para a federal, apresentado por Flávio Dino faz parte do Pacto Estadual Pela Aprendizagem e foi um dos primeiros compromissos assumidos para o segundo mandato. A ajuda visa a retomar obras paralisadas de programas federais e convênios entre a União e os municípios maranhenses.
“Nós temos creches com recursos federais nos municípios que, por uma série de razões jurídicas e técnicas, foram paralisadas. Nós pedimos urgência, o ministro concordou com esse pleito, de uma análise conjunta que será feita no Maranhão, por técnicos do MEC, do FNDE, da Secretaria de Estado da Educação e das Prefeituras envolvidas, para destravar essas obras”, explicou o governador.
Ele enfatizou que o Governo do Estado se dispõe, inclusive, a fazer aportes financeiros “para que o quanto antes essas creches sejam entregues aos municípios e, claro, sobretudo aos estudantes e suas famílias”.
Flávio Dino ressaltou que a ênfase no Programa Escola Digna e no Pacto Estadual pela Aprendizagem demonstra a preocupação do Governo com os municípios, “como que mediante uma ação organizada, articulada, entre o Governo Federal, Governo do Estado e as Prefeituras nós conseguimos elevar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos municípios também”.
Durante a reunião, o governador sublinhou os avanços obtidos na educação no Maranhão a partir de 2015, com a implantação de unidades em tempo integral e a substituição de estruturas precárias por escolas dignas. Ricardo Vélez Rodríguez demonstrou conhecimento do desenvolvimento educacional do estado e elogiou as conquistas dos últimos quatro anos ao receber um livro sobre o Programa Escola Digna com o antes e depois das construções.

Regime de colaboração
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, também participou da reunião com o ministro e classificou o encontro como produtivo e importante. “O governador apresentou ao ministro e à sua equipe um projeto que o Maranhão tem de desenvolvimento por meio da educação. E tratamos de forma muito específica sobre projetos de infraestrutura, para a rede estadual, mas, principalmente, para a rede municipal”, explicou.
Ele reiterou que o Governo do Estado tem um regime de colaboração com os municípios, com foco nas creches que estão inacabadas. Felipe Camarão afirmou que a equipe do MEC já tinha um relatório, “e nós debatemos de forma muito profunda e de forma técnica como auxiliar” nesse trabalho conjunto.
“Já saíram encaminhamentos importantes, como a visita futura do FNDE e a equipe do MEC no Maranhão, para que juntos – MEC, FNDE, Governo do Estado e Prefeituras – possamos achar a melhor solução e concluir essas importantes obras para a sociedade maranhense”, comemorou Felipe Camarão.




Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 08:15 Nenhum comentário:

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Prefeito de Peri-Mirim é preso por desacato a autoridade

por Jorge Aragão



A cidade de Peri-Mirim, que revelou para o mundo o atacante Kleber Pereira, acabou sendo destaque nas últimas horas pela prisão da principal autoridade da cidade.
O prefeito de Peri-Mirim, Geraldo Amorim (MDB), foi preso na madrugada desta terça-feira (22). A prisão do gestor, efetuada por uma guarnição da Polícia Militar, foi decorrente de um eventual desacato a autoridade.
Segundo a Polícia Militar, a situação teria sido iniciada logo após os policiais terem solicitado, devido ao horário avançado, o encerramento de uma festa na cidade.
No entanto, apesar da solicitação da PM, o prefeito Geraldo Amorim teria se negado a encerrar a festa e ainda teria iniciado uma discussão acalorada com os policiais, que acabaram lhe dando voz de prisão.
O prefeito Geraldo Amorim foi conduzido para a Delegacia Regional de Pinheiro e após o registro de um TCO – Termo Circunstanciado de Ocorrência – foi liberado, já por volta das 7h.
Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 13:55 Nenhum comentário:

Bandidos explodem caixas eletrônicos da AABB na Avenida dos Holandeses

por Jorge Aragão



Os bandidos estão realmente sem limite algum no Maranhão e deram mais uma prova disso durante a madrugada desta quarta-feira (23).
Criminosos simplesmente explodiram os dois caixas eletrônicos que ficam em frente a AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), em plena Avenida dos Holandeses, uma das mais movimentadas, próxima ao comando da Polícia Militar e em frente a vários prédios no Renascença.
A explosão destruiu por total os dois caixas eletrônicos e acabou assustando moradores que residem próximo ao local. Os criminosos fugiram e o valor levado não foi divulgado.
Além dessa explosão nos caixas eletrônicos da AABB, bandidos também tentaram explodir um outro caixa eletrônico na Cohama.
Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 13:52 Nenhum comentário:

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

SEDEL estuda parcerias em espaços esportivos no Maranhão

Por Luís Pablo 
 


A Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (SEDEL) estuda a implantação de um projeto que vai mudar a paisagem nas cidades maranhenses. A ideia é simples, mas que vai melhorar muito a qualidade de vida das pessoas.
De autoria do secretário-ajunto da SEDEL, Américo Lobato, o projeto prevê a adoção pelas empresas de áreas esportivas como praças e outros espaços. Em troca, as empresas poderão utilizar o espaço com publicidade.
O projeto pode transformar espaços públicos que hoje são verdadeiro lixões ou estão tomados por matagal em belos espaços para prática esportiva em todo o Maranhão. Além disso, quadras em escolas e praças podem ser totalmente revitalizadas dentro do projeto.
“O projeto será uma parceria entre a SEDEL e uma empresa que esteja disposta a ajudar nas melhorias das áreas esportivas em contrapartida a empresa poderá explorar o espaço publicitário”, explicou Lobato.
O secretário Hewerton Pereira é um dos defensores do projeto que já foi encaminhado para setor de Planejamento para que ainda esse semestre venha a ser implantado.
Sem dúvida alguma uma boa ideia e que se for abraçada pelos empresários vai realmente melhorar muito a paisagem nas nossas cidades.
Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 09:52 Nenhum comentário:

Infraero será fechada durante governo Bolsonaro, diz novo secretário


Por Folhapress,

Encerramento deve ocorrer ao final da sexta e da sétima rodadas de concessões de aeroportos previstas para acontecer até 2021 

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/polopoly_fs/1.2052464.1548085310!/image/image.jpg_gen/derivatives/aspect_16x9_large/image.jpg

Durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro, a estatal Infraero vai ser fechada, disse, nesta segunda-feira (21), Ronei Glanzmann, novo secretário de aviação civil do governo.
"Atendendo as diretrizes macroeconômicas do governo de redução do Estado, a Infraero será extinta após a concessão de todos os seus aeroportos", disse Glanzmann.
O encerramento deve ocorrer ao final da sexta e da sétima rodadas de concessões de aeroportos previstas para acontecer até 2021, que vai abranger os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont.
Segundo o novo chefe da SAC (secretaria de aviação civil do Ministério da Infraestrutura), uma parte dos funcionários da Infraero irão para a Nave, nova estatal cuja criação foi anunciada em meados do ano passado para ficar responsável pelo controle do espaço aéreo.
"O assunto extinção da Infraero e seus funcionários será conduzido pelo governo federal com a máxima responsabilidade e transparência. Estamos lidando com 10 mil famílias e ninguém vai ser louco de sair demitindo todo mundo a toque de caixa", disse.
Ele lembrou que a nova diretoria da Infraero assumiu na semana passada. 
Viracopos
Glanzmann falou também nesta segunda-feira sobre o destino de Viracopos, que está em recuperação judicial e tem um processo de caducidade na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Ele disse que o governo é entusiasta e apoiador de soluções de mercado, ou seja, que Viracopos seja vendido para um novo sócio, mas em caso de falência ou caducidade, "o governo não pode ficar parado em relação a esse assunto", disse o secretário.
Ainda nesta semana ou antes do final do mês, o governo vai publicar um chamamento para estudos de viabilidade para a nova concessão de Viracopos, segundo ele.
Guarulhos
Glanzmann participou nesta segunda-feira (21) da inauguração do terminal de aviação geral em Guarulhos, o Gatgru, que resulta de um processo licitatório realizado pelo GRU Airport em 2017.
O consórcio é formado pelas empresas CFLY Aviation é Jetex Flight Support. O novo terminal tem capacidade de pátio para até 39 jatos executivos e 200 passageiros por hora, em uma área de mais de 6 mil metros quadrados.
Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 09:33 Nenhum comentário:

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Camilo e Bolsonaro usam redes para falar com o cidadão

A comunicação dos governantes por meio de canais digitais diretamente ao eleitor é uma tendência que deve se aprofundar nos próximos anos no País, dizem especialistas

Política
 
Eleição do presidente Jair Bolsonaro desmistificou algumas ideias em relação às campanhas eleitorais, entre elas a de que, para se eleger, o candidato precisava ter o maior tempo de propaganda no rádio e TV.
Com apenas oito segundos na TV aberta, o Twitter se tornou seu palanque: o discurso da vitória foi feito por meio da plataforma. O anúncio dos novos ministros também.
Sua campanha, pautada principalmente nas redes sociais, deu destaque a um novo formato no qual os políticos interagem diretamente com o público.
As informações oficiais, muitas vezes, são dadas em "primeira mão" para a população por meio dos canais oficiais do presidente.
Para Wilson Gomes, professor de Comunicação e Política da Universidade Federal da Bahia (UFBA), esse novo cenário é uma tendência. Durante muito tempo, os veículos de imprensa cumpriram o papel de mediadores, mas com as redes sociais, o Poder Legislativo descobriu que pode comunicar-se diretamente.
"Nesse novo cenário, o político não tem ali o confronto jornalístico e isso é uma vantagem enorme para ele", detalha Wilson Gomes. Bolsonaro compareceu a apenas um debate durante o período eleitoral, mas a atuação no ambiente virtual lhe rendeu uma imagem conhecida e deu uma boa base para disputar.
Para a professora de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Políticas, Eleições e Mídia (Lepem), Monalisa Soares, Bolsonaro entendeu a importância das redes sociais e fez uma comunicação eficaz. "Ele conseguiu, no seu percurso, identificar alguns anseios chaves que a população foi sinalizando ao longo do tempo e projetou nele a imagem de alguém que poderia resolver esses anseios".
Estado
A tendência de mudança nas plataformas de comunicação tradicional também é vista pelos cearenses por meio do governador Camilo Santana. Ainda no primeiro mandato, o chefe do Executivo realizava 'lives' semanais em sua página no Facebook, com dia e hora marcados, para falar de assuntos da gestão pública.
Em seu novo mandato, que começou já agitado com uma crise na Segurança, os anúncios oficiais em sua página se tornaram ainda mais constantes. Há menos de dez dias, foi através do Facebook que Camilo anunciou oficialmente um pacote de medidas emergenciais para o Estado.
Um vídeo com o título "Mensagem ao Povo Cearense", no qual Camilo afirma que endurecerá cada vez mais contra o crime, e que o comando é do Estado; além da declaração que o esquema de segurança está reforçado, rendeu ao governador 162 mil visualizações; 7,2 mil curtidas e 3.475 compartilhamentos, o maior número de interações desde que tomou posse em seu segundo mandato.
Foi também no Facebook, por meio de um vídeo curto, que Camilo anunciou a nomeação imediata de 220 novos agentes penitenciários e 373 novos policiais militares para atuação nas ruas.
Interação
De acordo com Monalisa, essa é uma estratégia com o objetivo de projetar a ideia de que, por estarem nas redes sociais, eles são mais abertos e disponíveis para ouvir as demandas e anseios da população.
Contudo, os canais continuam sendo apenas de anunciação para o público, e não de interação. "As pessoas fazem perguntas, levantam questões, mas eles não respondem muito. Não é um canal de diálogo. A população espera pelo menos ser ouvida e que em algum momento ele coloque o que elas estão questionando", explica Monalisa.
Para a pesquisadora, o governador do Ceará cumpre os dois papéis: atua nas redes sociais, mas mantém o contato com a imprensa, ou seja, joga com os dois cenários.
Já o presidente Jair Bolsonaro tem dado prioridade às narrativas por meio da comunicação direta com o eleitorado. A medida, diz ela, pode trazer prejuízos ao debate público já que não há o questionamento da imprensa. A tendência, no entanto, é que as ferramentas digitais continuem a ser usadas pelos representantes.
"É uma questão irreversível. Eles vão passar a usar cada vez mais esse expediente e quem está mais habituado à forma tradicional, vai mudar. É algo dado, as pessoas vão continuar tendo acesso às redes sociais", justifica Soares.
Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 08:18 Nenhum comentário:

sábado, 19 de janeiro de 2019

Hildo Rocha apresenta sugestões para melhorar programas assistenciais

Marco Aurélio D'Eça

Valendo-se da experiência adquirida durante os mandatos de prefeito e dos demais cargos públicos que exerceu, o deputado federal Hildo Rocha tratou com Ministro da Cidadania, Osmar Terra, sobre ideias que poderão servir para o aprimoramento dos programas assistenciais.
“Considero importante que os programas sociais, especialmente os de transferência de renda para famílias mais necessitadas sejam aperfeiçoados”, destacou Hildo Rocha.
Bolsa Família  
De acordo com o parlamentar, a eficácia do Bolsa Família pode ser melhorada.
“Quando as crianças atingem a idade máxima permitida para o enquadramento no Bolsa Família a maioria até consegue continuar os estudos, mas a sua família volta a ficar com a renda abaixo da linha de pobreza, então é necessário fazer ajustes para a manutenção da renda das famílias acima da linha de pobreza”, argumentou Hildo Rocha.
Como melhorar?
O deputado disse que a uma das possibilidades está nas entrelinhas da medida provisória da Reforma Administrativa.
“A medida provisória editada pelo Presidente Jair Bolsonaro, prevê que o orçamento da assistência social do sistema ‘S’ seja efetivado mediante aprovação do Ministro da Cidadania. Então, o ministério deve fazer a integração entre o programa Bolsa Família e as ações de capacitação das organizações do sistema ‘S’, assim os benefícios chegarão aos pais que serão atendidos com formação para o trabalho e também receberão recursos para iniciar um pequeno negócio ou até mesmo entrar no mercado de trabalho”, explicou Hildo Rocha.
Economia solidária
De acordo com o parlamentar, essa possibilidade torna-se bastante viável porque as ações referentes a capacitação e economia solidária, antes realizadas pelo extinto Ministério do Trabalho, agora estão sob a responsabilidade do Ministério da Cidadania.
“Os desafios são imensos, mas, existem soluções, dentre as quais as que apresentei ao Ministro. É imprescindível que haja maior apoio aos moradores de áreas rurais que também merecem e precisam do apoio dos poderes públicos”, destacou o deputado.
Benefícios para o Maranhão
Hildo Rocha enfatizou que também discutiu acerca de projetos para o Maranhão.
“Eu não poderia desperdiçar a oportunidade de tratar sobre as demandas do Maranhão, Estado que represento no Congresso Nacional. A reunião foi proveitosa e eu estou bastante otimista. Com força, foco e fé, haveremos de conseguir bons resultados também no setor da assistência social para o Estado do Maranhão”, afiançou.
Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 08:19 Nenhum comentário:

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Eleição na Famem: Tema convoca coletiva para esta sexta-feira…


Marco Aurélio D'Eça

Faltando 15 dias para a eleição, atual presidente da entidade e candidato à reeleição vai conversar coma  imprensa sobre os últimos acontecimentos relacionados à disputa com o prefeito Erlânio Xavier



Dutra e Tema: pregação pela unidade na Famem
O presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Cleomar Tema Cunha (PSB), convocou a imprensa para uma entrevista coletiva nesta sexta-feira, 18.
Ele deve falar sobre os últimos acontecimentos envolvendo a disputa com o também prefeito Erlânio Xavier (PDT).
Na tarde de ontem, Tema recebeu o apoio do prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), que pregou a unidade entre os prefeitos.
A coletiva de Tema foi convocada para as 15 horas, na sede da Famem.
A eleição na entidade acontece no próximo dia 30…
Postado por Assessoria Comunicação - FAC às 08:23 Nenhum comentário:
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Comentários (Atom)

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O ANO LETIVO 2020

Estamos com matrículas abertas para as seguintes modalidades e cursos:
01 - Educação Infantil
02 - Ensino Fundamental Regular
03 - Ensino Médio Regular
04 - EJA Médio ( 1º ao 3º médio)
05 - EJA Fundamental ( 6º ao 9º Ano)
06 - Técnico em Enfermagem
07 - Técnico em Segurança do Trabalho
08 - Técnico em Farmácia
09 - Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho.

COLÉGIO FRANCISCO ALMEIDA CARNEIRO

COLÉGIO FRANCISCO ALMEIDA CARNEIRO

Você é o nosso visitante...


Nosso Patrono

Nosso Patrono
Francisco Almeida Carneiro (In Memorian)

Proprietário e Diretor Geral

Proprietário e Diretor Geral
Professor Nonato Carneiro

Diretora-Geral

Diretora-Geral
Profª Meire Carneiro

Coordenadora de 6º ao 9º Ano Fundamental

Coordenadora de 6º ao 9º Ano Fundamental
Profª Vanderleia

Coordenadora Pedagógica

Coordenadora Pedagógica
Profª Raildes Aguiar

Secretário

Secretário
Vandilson Oliveira

Digitador

Digitador
Weillen Viana

Blogs de Chapadinha

  • ChapadinhaSite.com
  • Chapadinha sempre crescendo
  • Brasília de sempre
  • Chapadinha em contato com Brasilia
  • Tv mirante

Arquivo do blog

  • ►  2024 (1)
    • ►  maio (1)
  • ►  2023 (7)
    • ►  outubro (1)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2022 (4)
    • ►  março (3)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2021 (27)
    • ►  novembro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (2)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (6)
    • ►  janeiro (5)
  • ►  2020 (113)
    • ►  dezembro (9)
    • ►  novembro (6)
    • ►  outubro (8)
    • ►  setembro (7)
    • ►  agosto (9)
    • ►  julho (8)
    • ►  junho (7)
    • ►  maio (10)
    • ►  abril (10)
    • ►  março (15)
    • ►  fevereiro (13)
    • ►  janeiro (11)
  • ▼  2019 (259)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (19)
    • ►  setembro (16)
    • ►  agosto (24)
    • ►  julho (11)
    • ►  junho (33)
    • ►  maio (25)
    • ►  abril (23)
    • ►  março (17)
    • ►  fevereiro (30)
    • ▼  janeiro (50)
      • No Maranhão, 431 detentos são aprovados no Enem
      • Após tragédia em Brumadinho, Governo Federal deter...
      • Lula decide não deixar prisão após autorização par...
      • Lula recorre ao STF para ir ao velório do irmão
      • Cleones Cunha será o novo presidente do TRE-MA par...
      • Tema desiste da eleição da Famem e declara apoio p...
      • Vavá, irmão de Lula, morre aos 79 anos em São Paulo
      • Barragens de lama: há riscos em São Luís?!?
      • Governo do Maranhão envia Bombeiros para ajudar em...
      • 43 pessoas foram resgatadas em situação de escravi...
      • Confronto com a polícia deixa oito mortos na Vila ...
      • Flávio Dino e Felipe Camarão apresentam plano de a...
      • Prefeito de Peri-Mirim é preso por desacato a auto...
      • Bandidos explodem caixas eletrônicos da AABB na Av...
      • SEDEL estuda parcerias em espaços esportivos no Ma...
      • Infraero será fechada durante governo Bolsonaro, d...
      • Camilo e Bolsonaro usam redes para falar com o cid...
      • Hildo Rocha apresenta sugestões para melhorar prog...
      • Eleição na Famem: Tema convoca coletiva para esta ...
      • Imagens do dia: José Sarney, o imortal…
      • Polícia prende idoso flagrado em vídeo de pedofili...
      • Por Luís Pablo   Polícia apresenta qu...
      • PSL entregará 54 votos à reeleição de Maia na Câma...
      • Polícia Federal fecha laboratório de cocaína no Ma...
      • Governo entra em campo e joga a favor de Tema na e...
      • Projeto Acaba com Direito de Presos ao Banho de Sol
      • Matador de agentes da Cemar agiu premeditado, apon...
      • Tema já conta com apoio declarado de 121 colegas n...
      • Homem que salvou mulher em SLZ critica quem só fic...
      • Deputada Andreia Rezende recebe apoio de colega pa...
      • Hildo Rocha leva benefícios para comunidades indíg...
      • Proposta da Previdência deve sair após imbróglio c...
      • Concurso INSS: edital para 7,8 mil vagas pode sair...
      • Hildo Rocha destaca lei que dispensa autenticação ...
      • Colégio F.A.C. 2019
      • Justiça de 1º Grau retirou quase 100 mil processos...
      • Bolsonaro reconhece excelente trabalho de Dino à f...
      • Soldado da PM é preso acusado de participar da cha...
      • Bolsonaro é orientado por aliados a não comentar d...
      • A gestão ativa e operacional de Carlos Brandão no ...
      • José Sarney: “Para ser presidente, é preciso ouvir...
      • Decreto para facilitar posse de armas sai neste mê...
      • Flávio Dino decreta cheque para grávidas e apoio a...
      • Dino precisa deixar o blá-blá-blá de lado e partir...
      • Bolsonaro e o respeito a José Sarney
      • Mudanças no secretariado e “jogo de cintura” com n...
      • Site de seguradora do DPVAT foi rackeado e pessoas...
      • MARANHENSES JÁ PODEM EMITIR BOLETO DO IPVA 2019
      • Bolsonaro inicia gestão com cortes na máquina pública
      • Flávio Dino oferece ajuda para Bolsonaro concluir ...
  • ►  2018 (777)
    • ►  dezembro (48)
    • ►  novembro (65)
    • ►  outubro (78)
    • ►  setembro (70)
    • ►  agosto (95)
    • ►  julho (44)
    • ►  junho (55)
    • ►  maio (68)
    • ►  abril (82)
    • ►  março (62)
    • ►  fevereiro (45)
    • ►  janeiro (65)
  • ►  2017 (651)
    • ►  dezembro (33)
    • ►  novembro (57)
    • ►  outubro (60)
    • ►  setembro (63)
    • ►  agosto (98)
    • ►  julho (41)
    • ►  junho (76)
    • ►  maio (60)
    • ►  abril (23)
    • ►  março (44)
    • ►  fevereiro (36)
    • ►  janeiro (60)
  • ►  2016 (1101)
    • ►  dezembro (68)
    • ►  novembro (52)
    • ►  outubro (37)
    • ►  setembro (79)
    • ►  agosto (117)
    • ►  julho (85)
    • ►  junho (128)
    • ►  maio (172)
    • ►  abril (109)
    • ►  março (107)
    • ►  fevereiro (67)
    • ►  janeiro (80)
  • ►  2015 (890)
    • ►  dezembro (70)
    • ►  novembro (69)
    • ►  outubro (87)
    • ►  setembro (71)
    • ►  agosto (96)
    • ►  julho (86)
    • ►  junho (53)
    • ►  maio (67)
    • ►  abril (67)
    • ►  março (71)
    • ►  fevereiro (84)
    • ►  janeiro (69)
  • ►  2014 (1241)
    • ►  dezembro (87)
    • ►  novembro (79)
    • ►  outubro (127)
    • ►  setembro (119)
    • ►  agosto (128)
    • ►  julho (126)
    • ►  junho (116)
    • ►  maio (126)
    • ►  abril (124)
    • ►  março (120)
    • ►  fevereiro (19)
    • ►  janeiro (70)
  • ►  2013 (621)
    • ►  dezembro (41)
    • ►  novembro (36)
    • ►  outubro (74)
    • ►  setembro (55)
    • ►  agosto (78)
    • ►  julho (26)
    • ►  junho (43)
    • ►  maio (65)
    • ►  abril (101)
    • ►  março (61)
    • ►  fevereiro (18)
    • ►  janeiro (23)
  • ►  2012 (58)
    • ►  dezembro (8)
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (4)
    • ►  setembro (6)
    • ►  agosto (5)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (8)
    • ►  fevereiro (4)
    • ►  janeiro (5)
  • ►  2011 (118)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (4)
    • ►  outubro (6)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (5)
    • ►  julho (2)
    • ►  junho (13)
    • ►  maio (11)
    • ►  abril (25)
    • ►  março (26)
    • ►  fevereiro (5)
    • ►  janeiro (6)
  • ►  2010 (53)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (14)
    • ►  setembro (4)
    • ►  agosto (3)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (8)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (5)
    • ►  fevereiro (4)
  • ►  2009 (61)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (13)
    • ►  setembro (10)
    • ►  agosto (23)
    • ►  julho (2)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (3)
    • ►  janeiro (4)
  • ►  2008 (44)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (4)
    • ►  outubro (3)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (12)
    • ►  março (4)
    • ►  fevereiro (8)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2007 (36)
    • ►  dezembro (5)
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (23)

Tempo em Chapadinha

Tema Espetacular Ltda.. Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.