Contador de visitas

sábado, 12 de janeiro de 2019

Proposta da Previdência deve sair após imbróglio com militares

Reforma costurada pela área econômica do Governo deve ser enviada sem tratar de categorias específicas, porém a classe militar presente no Governo pede parcimônia e cuidado no projeto a ser enviado ao Congresso 

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/polopoly_fs/1.2049007.1547256868!/image/image.jpg_gen/derivatives/aspect_16x9_large/image.jpg

 Onyx Lorenzoni pretende propor uma reforma "fraterna" e, ao mesmo tempo, agradar a militares e servidores federais Foto: Agência Brasil

O mês de janeiro vai passando e, com o fim dos dez primeiros dias da nova gestão, o Governo Federal começa a alinhar as pautas importantes para a economia brasileira que devem ser levadas para discussão no Congresso. A Reforma da Previdência, carro-chefe para aprovação do pacote de medidas ainda no primeiro semestre deste ano, deve ser enviada aos parlamentares, porém, apenas quando um imbróglio for resolvido: a proposta deve ou não incluir os militares?
De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a predisposição do governo Bolsonaro é apresentar apenas uma única proposta que trate da aposentadoria de todos os servidores federais, sem tratar de categorias específicas. "Estamos discutindo dentro da equipe técnica e a tendência é uma única proposta preparando o sistema para o futuro", sinalizou.
Passos
Na próxima segunda (14), segundo Lorenzoni, ocorrerá uma reunião a fim de discutir a proposta. Contudo, o texto só deve ser apreciado por Bolsonaro na semana do dia 21 deste mês. "Vamos apresentar uma reforma que, ao mesmo tempo, permita o equilíbrio fiscal mas é fraterna, tem olhar humano para todos os brasileiros", garantiu.
Conforme o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, é necessário que o projeto seja impactante para resolver a questão. "A situação é de alto risco e exige comprometimento de todos do governo", afirmou o economista.
Na mesma linha, o também ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, ressaltou que a Reforma deva ser prioridade do governo. "Acho que já chegamos a um ponto de mudança de agenda que em si é espetacular. A fase que vai se iniciar em fevereiro, quando o Congresso novo estiver instalado, é a fase de entrega", afirmou, ressaltando o período para a proposta iniciar sua tramitação.
Repercussão
O novo comandante do Exército, Edson Leal Pujol, por sua vez, aproveitou o momento da sua posse, na manhã de ontem, para demarcar posição contrária à inclusão dos militares na proposta governista.
Na quinta, o novo chefe da Marinha, Ilques Barbosa Junior, também durante a passagem de comando, pontuou que a discussão sobre a idade mínima de aposentadoria para militares deva ser tratada com cuidado. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, fez coro à questão e defendeu o tratamento diferenciado à categoria.
Posse
Ainda ontem, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o decreto que irá flexibilizar a posse de armas de fogo será avaliado pelo presidente Jair Bolsonaro entre segunda (14) e terça (15). No ano passado, a Polícia Federal (PF) concedeu, contabilizando pedidos novos e revalidações, 258.427 registros de posse de arma de fogo para a população civil de todo o País - o número representa uma média de 708 documentos por dia.

Nenhum comentário: