Contador de visitas

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Ministério recomenda vacinação contra febre amarela no Maranhão

O Estado
Apesar de estar localizado em uma área endêmica da doença, o Maranhão é um dos estados brasileiros que não possui registros de casos de febre amarela recente; muitas pessoas têm procurado as UBS para serem imunizadas
Ministério da Saúde recomenda vacinação 10 dias antes de viajar
Ministério da Saúde recomenda vacinação 10 dias antes de viajar (Foto: Divulgação)
SÃO LUÍS - Os 217 municípios do Maranhão estão entre os que integram a Área com Recomendação de Vacinação contra a febre amarela, de acordo com o Ministério da Saúde. Cidades de 20 estados e o Distrito Federal estão inclusos nessa área.
Em São Luís, a Vigilância Sanitária nega que a febre amarela esteja chegando ao Maranhão. Entretanto, nos últimos dias, muitas pessoas procuraram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) na capital para serem vacinadas, tendo em vista casos da doença terem sido registrados em estados brasileiros, como São Paulo e Minas Gerais.
Segundo o Ministério da Saúde, os casos de febre amarela registrados no Brasil permanecem no ciclo silvestre da doença, ou seja, a doença é transmitida apenas pelos mosquitos encontrados no ambiente silvestre, dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Portanto, os cuidados devem ser redobrados para os viajantes que se deslocarem para zonas rurais e áreas de mata.
Viagem
Aos que vão viajar para áreas consideradas de risco ou de recomendação, onde estão inseridos todos os municípios do Maranhão, o Ministério da Saúde recomenda que o viajante receba a vacina pelo menos 10 dias antes de viajar.
No Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, algumas pessoas que estavam desembarcando ontem informaram que não tinham sido vacinadas contra a febre amarela. A médica Silane Marques Serra, que estava vindo de Fortaleza, disse que foi vacinada há algum tempo. " Estou mais tranquila em saber que apenas uma dose já me deixou imune a essa doença”, contou.
Quem pode ser vacinado
As pessoas a partir de 5 a 59 anos de idade que já tomaram pelo menos uma dose da vacina anteriormente já estão imunizadas e não precisam se vacinar. Já quem nunca foi vacinado anteriormente precisa administrar uma dose.
Já as pessoas que tem 60 anos, ou mais, que já receberam pelo menos uma dose da vacina durante a vida, já podem ser consideradas imunizadas. Entretanto, os que nunca tomaram só poderão receber a dose da vacina apenas após avaliação médica e se residirem em área de risco ou forem viajar para essas áreas.
Para as gestantes, a vacina é contraindicada. Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para áreas de risco, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da avaliação.
Já as mulheres que amamentam crianças com a até 6 meses de idade não vacinadas deverão ser vacinadas somente se residirem ou forem se deslocar para áreas com transmissão ativa da doença. Devem, ainda, suspender o aleitamento materno por 10 dias após a vacinação.
Para aqueles que vão viajar para as áreas de risco, devem administrar uma dose com em pelo menos 10 dias antes da viagem, respeitando as precauções e contraindicações da vacina.
Sem registro
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde ( SES), o Maranhão é um dos estados brasileiros que não possui registros de casos de febre amarela recente, apesar de estar localizado em uma área endêmica da doença. Para manter a ausência dos casos, a SES intensificou as ações preventivas de combate a doença com a participação de diversos setores, como a Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental e o Departamento de Imunização.
A principal estratégia é garantir a imunização de pessoas não vacinadas em áreas silvestre, rurais ou de mata, onde o vírus se prolifera mais rapidamente. Inicialmente, a SES enviará equipes para as Regionais de Saúde de Balsas, Imperatriz, Barra do Corda, Rosário e São João dos Patos.
“A situação do Maranhão é muito positiva em relação ao cenário nacional. Há 23 anos não temos nenhum caso de febre amarela no estado, mas precisamos continuar com nossas ações de prevenção. Vamos fortalecer as estratégias, sobretudo, nas áreas de fronteiras e na população que ainda não está imunizada”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Nenhum comentário: