Contador de visitas

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Aquecimento para o São João

Festança Junina no Ceprama será realizada hoje, amanhã e domingo, na Madre Deus, com apresentação de grupos folclóricos e shows de diversos cantores

Boi Barrica é uma das atrações do evento
Boi Barrica é uma das atrações do evento (Foto: Divulgação)
Este é o primeiro fim de semana com ares tipicamente juninos em São Luís. De hoje até domingo, grupos folclóricos e cantores maranhenses estarão reunidos para mais uma edição da Festança Junina no Ceprama (Madre Deus), com início às 19h. O evento reunirá 32 atrações, sendo seis nas duas primeiras noites e sete na última. Durante o evento, será lançado o segundo CD alusivo à festa.
Hoje, a Festança Junina no Ceprama será aberta com as apresentações dos grupos Boi de Maracanã, Boi Barrica, Boi de Sonhos, Boi de Nina Rodrigues, Boi União da Baixada e os cantores Mano Borges, Gabriel Melônio, Carlinhos Veloz e Tutuca. Amanhã, será a vez de Boi de Morros, Boi de Santa Fé, Boi de Apaon-Açu, Boi da Pindoba, Boi Meu tamarineiro e show de Djalma Chaves. Domingo, o encerramento será com Dança Portuguesa Majestade de Portugal (Rosário), Boi de Axixá, Boi Novilho Branco, Boi Mocidade Axixaense, Boi de Leonardo, Boi Encanto do Olho d’Água e Boi da Madre Deus.
Este ano, a festa de três noites consecutivas terá o espaço “Barracão da Festança”, que será animado por “Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão” (hoje) e “Forró Pé no Chão e Inaldo Bartolomeu”. Todos os cantores mostrarão seu repertório junino proposto para este ano. Gabriel Melônio, por exemplo, cantará músicas como “Cabeça Feita” (Jackson do Pandeiro), “Tililingo” (Almira Castilho), “Tem pouca diferença” (Durval Vieira), em uma homenagem à Gal Costa, Luiz Gonzaga e Almira Castilho. E também tambor de crioula, com as músicas “Tambor de Crioula”, de Cleto Júnior, e “Turma de São Benedito”, de José Pereira Godão. “O show será minha homenagem à nossa música e aos nossos compositores”, disse o cantor.
Entre as toadas, Gabriel entoará “Te Amo Sim” (Manequinho), “Rosa Amarela” (Osvaldo Preto) e “Maranhão Meu Tesouro Meu Torrão” (Humberto de Maracanã). O show para a temporada junina foi batizado de “São João Brasil”, com ritmos maranhenses e brasileiros.
Calendário - O repertório de Mano Borges incluirá as canções “Você é tudo”, “Vai dançar neném” e “Um xodó”. “Esse evento já faz parte do calendário cultural da cidade, abrindo a temporada junina tão esperada em nossa cidade. O evento mostra a diversidade cultural e artística do Maranhão e o evento confirma o nosso potencial turístico”, disse o cantor.
Tutuca, por sua vez, mostrará seu show “Folia de São João”, apresentando as músicas “Benção a João”, “Pisa na Fulô” e “Último Pau de Arara”. “Esta será a terceira vez que participo dessa Festança. É um projeto importante, pois é o primeiro grito de São João todos os anos”, destacou. No total, a Festança receberá 32 atrações, a maioria grupos folclóricos. Hoje, na largada, o Boi de Sonhos levará 80 integrantes, de um total de 120, entre índios, pajé, vaqueiros, entre outros integrantes.
Segundo a presidente da manifestação folclórica, Cileninha Santos, o boi de orquestra existe há 21 anos. “O nosso batizado acontecerá no dia 11 de junho e convidamos a todos para participar”, convidou.
Serviço
O quê
Festança Junina no Ceprama
Quando
Hoje, amanhã e domingo, às 19h
Onde
Ceprama (Madre Deus)
Entrada franca

Nenhum comentário: