Contador de visitas

terça-feira, 14 de julho de 2015

Corpo de desaparecida há 13 anos é encontrado em faculdade de medicina

Rosana Mendes morreu em 2009 e corpo foi doado como objeto de estudo.
Família não conseguiu atestado de óbito e muito menos enterrar o corpo.

 
 
O Rio de Janeiro registrou cerca de 2,7 mil casos de desaparecidos de janeiro a maio desse ano. A GloboNews conversou com famílias que também viveram esse drama da busca por parentes desaparecidos.
Um dos casos é o da família de Rosana Mendes, que desapareceu em 2001. Rosana deixou seis filhos. Ela morreu em 2009, mas a família só ficou sabendo no final de 2013, quando foi avisada pelo Ministério Público.
Quando soube, a família imaginou que ela já tivesse sido enterrada, mas se surpreendeu ao descobrir que, em 2009, o corpo foi levado para uma faculdade de medicina, no Rio de Janeiro para servir de objeto de estudo dos alunos.
A família foi até a faculdade de medicina, reclamou o corpo para poder enterrá-lo e até hoje não conseguiu. A família também não conseguiu a certidão de óbito de Rosana Mendes.
“Sumiu em 2001. Minha mãe foi na casa dela e ela já não estava mais em casa. Deixou seis filhos em casa e simplesmente sumiu”, diz a irmã, que não quis se identificar.
“Várias especulações. Disseram que ela tinha sido assassinada, que o corpo tinha sido jogado na Lagoa. O filho mais velho queria mergulhar na lagoa, queria esvaziar a lagoa”, conta um parente.
A família de Rosana Maria Mendes ficou mais de dez anos sem saber o paradeiro dela. Até que em 2013, a irmã recebeu uma ligação.
“Eu estava trabalhando quando o Ministério Público me ligou, me avisando que tinha achado ela. Senti até aquele alívio né. Mas aí ele falou para mim que não era uma notícia boa”, lembra a irmã.
A notícia era que Rosana tinha morrido quatro anos antes, em um hospital no centro do Rio. Os irmãos foram até esse hospital, e descobriram que o corpo foi parar em uma faculdade de medicina, para ser usado como objeto de estudo.
“Quando eu estive na faculdade a reitora me falou que seria muito difícil de eu conseguir resgatar o corpo, que eu teria que ir pra Justiça, que eu teria que brigar na Justiça pra poder resgatar o corpo. Mas o corpo não pertence a eles. O corpo pertence a nós, à família”, afirma a irmã.
Até hoje, a família de Rosana ainda não conseguiu um atestado de óbito e muito menos enterrar o corpo.
“Ela tem filhos que cobram. Ela tem mãe que cobra isso. Ela está morta. Mas como eu posso provar que ela está morta? Ela não tem um óbito, ela não tem uma documentação. O que que eu faço?”, questiona a irmã.
Assim como a família de Rosana, milhares de pessoas travam uma busca pelo paradeiro de mães, pais, filhos e avós. Só no Rio de Janeiro, até maio desse ano, já eram quase 2,7 mil registros de pessoas desaparecidas. E essa é uma estatística que vem crescendo no estado nos últimos anos.
Em 2007, foram mais de 4,6 mil desaparecidos. O índice foi subindo ano a ano até 2013, quando foram registrados 5,8 mil casos. No ano passado, houve uma leve queda: pouco mais de 5 mil desaparecimentos. Esse aumento levou o Ministério Público do Rio a criar o Plid: Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos.
“A gente tem um registro de desaparecimento com algumas informações. E se for o caso da localização em óbito de uma pessoa, existe um laudo médico-legal basicamente com as mesmas informações. Só que esses documentos dificilmente se comunicam. São dois documentos produzidos, dentro da mesma instituição, a Polícia Civil, mas produzidos por dois órgãos diferentes: o IML e a delegacia. A proposta do Plid é trazer para cá essas informações, lançar essas informações com uma sistemática que permita a recuperação dessas informações, num único sistema”, explica André Cruz, coordenador do Plid.
De lá para cá, esse programa recebeu mais de 6,5 mil avisos de pessoas desaparecidas. Desse total, já foram resolvidos mais de 2 mil casos.
São Paulo, Amazonas e Pará já aderiram ao programa. Atualmente, no Rio de Janeiro, são resolvidos dois casos de desaparecimento por dia. Na maioria das vezes, cerca de 60%, essas pessoas são encontradas vivas.
“Nós temos encontrado as pessoas que estão desaparecidas, a partir de diversos casos, como por exemplo um idoso que pode sofrer de Alzheimer, por exemplo, adolescentes infratores, população de rua, criança em situação carente, que pode estar em determinado abrigo ou até mesmo usuários de drogas. Nós temos casos de pessoas que abandonam os lares em razão da sua drogadição. Então são várias situações em que as pessoas são encontradas vivas”, conta Marcio Mothe, procurador do Ministério Público do Rio.
Infelizmente, não foi o caso de José Pereira dos Santos. O irmão dele, Valdecir, ficou mais de um ano sem qualquer sinal de José. No mês passado, Valdecir foi avisado pelo Ministério Público que o irmão tinha morrido em janeiro.
“Eu fiquei angustiado de não ter notícia dele durante esse período. E a tristeza dele estar enterrado, não teve nenhum parente por perto, na situação em que aconteceu, e de estar longe da família”, diz Valdecir dos Santos.
Mesmo com a dor da perda, saber o que aconteceu foi o ponto final de uma busca que parecia interminável. “Alivia. Alivia muito. Acho que todos os familiares, eu falo por mim, mas acho que todos sentem um alívio, porque não vai ficar com aquela dor de procura”, conta.
A direção do Hospital Municipal Souza Aguiar disse que Rosana Maria Mendes chegou à unidade sem documento, em julho de 2009, com um edema pulmonar. O hospital disse que Rosana recebeu todos os cuidados, mas não resistiu e morreu no dia seguinte, com uma parada cardíaca.
A direção informa que acionou o órgão oficial de identificação civil, mas que não conseguiu encontrar a família da paciente. O cadáver foi doado em agosto para uma faculdade de medicina, conforme autoriza a lei federal. A direção do hospital diz que está à disposição da família para esclarecer qualquer dúvida.
A Universidade Estácio de Sá, onde estaria o corpo de Rosana, disse que no ano passado foi procurada por uma pessoa que alegou ser parente de Rosana, mas não tinha qualquer comprovação de parentesco.
A Estácio de Sá disse que orientou essa pessoa sobre como conseguir a autorização para identificar o corpo. A universidade disse também que até que fique comprovado o parentesco de Rosana com a pessoa que procurou a direção do campus, o corpo não será usado nas aulas de anatomia. A Estácio afirma que recebeu a doação do corpo dentro dos critérios estabelecidos pela lei.

Nenhum comentário: