A GM se comprometeu a pagar US$ 1 milhão por morte.
Chave pode desligar motor com veículo em movimento.
Chave pode girar com carro em movimento e cortar
sistemas do carro (Foto: AP Photo / Molly Riley)
sistemas do carro (Foto: AP Photo / Molly Riley)
O fundo de compensação da montadora americana General Motors (GM)
aumentou nesta segunda-feira (6) para 121 o número de vítimas mortais
causadas por um defeito do sistema de ignição de seus veículos.
Estabelecido em 2014 depois de a GM ter reconhecido publicamente a
existência do problema em 2,6 milhões de automóveis, o fundo também
aprovou oito novas reivindicações por lesões.
O advogado Kenneth Feinberg, que administra o fundo de forma
independente, disse que já foram aprovadas compensações em 14 casos de
lesões muito graves (tetraplegia, paraplegia, amputações dupla de
extremidades, dano cerebral permanente ou queimaduras graves). Já as
lesões de menor gravidade geraram 237 compensações às vítimas.
A GM se comprometeu a pagar US$ 1 milhão por morte reconhecida pelo
fundo de Feinberg. A fabricante reservou, além disso, US$ 550 milhões
para atender as reivindicações das vítimas.
No total, o fundo recebeu 4.342 solicitações de compensação, das quais
474 foram por morte, 289 por lesões muito graves e 3.579 por ferimentos
menos graves. Os números estão sendo revisados pelo advogado e podem
subir nas próximas semanas.
A GM reconheceu inicialmente que o defeito tinha causado apenas a morte
de 13 pessoas nos Estados Unidos e Canadá, apesar de as próprias
autoridades americanas questionarem os dados da empresa.
Defeito
Uma falha na ignição (sistema de partida) dos veículos pode fazer com que eles desliguem "do nada", mesmo enquanto estão em movimento e, consequentemente, sejam desligados outros sistemas, como o dos airbags.
Uma falha na ignição (sistema de partida) dos veículos pode fazer com que eles desliguem "do nada", mesmo enquanto estão em movimento e, consequentemente, sejam desligados outros sistemas, como o dos airbags.
Segundo a montadora, o problema está no local onde é colocada a chave:
qualquer tipo de peso extra, além da chave em si (como um chaveiro
grande), aliado a um grande solavanco no carro (causado por colisões,
por exemplo) pode fazer a chave mudar de posição, desligando o motor e
os sistemas elétricos.
Modelos
A GM já convocou cerca de 15 milhões de veículos vendidos na América do Norte, fabricados entre 1997 e 2014, que incluem as marcas Chevrolet, Pontiac, Saturn, Buick, Cadillac e Oldsmobile. Nenhum deles é comercializado no Brasil.
A GM já convocou cerca de 15 milhões de veículos vendidos na América do Norte, fabricados entre 1997 e 2014, que incluem as marcas Chevrolet, Pontiac, Saturn, Buick, Cadillac e Oldsmobile. Nenhum deles é comercializado no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário