Contador de visitas

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Estudante de 15 anos descobre erro de matemática em museu de ciência

Visitante viu sinal matemático de menos onde deveria haver o de mais.
Sinal estava em painel criado em 1981 para museu em Boston, nos EUA.

Do G1, em São Paulo
Joseph Rosenfeld descobriu erro que estava em exibição desde 1981 em exposição de matemática (Foto: Jeff Taylor/The Winchester Star/AP)Joseph Rosenfeld descobriu erro que estava em exibição desde 1981 em exposição de matemática (Foto: Jeff Taylor/The Winchester Star/AP)
O estudante Joseph Rosenfeld, de 15 anos, descobriu um erro de matemática em uma exibição permanente no Museu de Ciência de Boston, nos Estados Unidos.
Ele percebeu o erro em uma equação que representa a famosa proporção ou razão áurea,chamada em inglês de "golden ratio" (veja vídeo abaixo com video-aula sobre o tema). 
A equação era parte de uma exposição do museu dedicada ao mundo da matemática. O erro era simples: havia um sinal de menos onde deveria existir um sinal de adição.
o painel que continha o erro foi criado em 1981. Após perceber o erro, o estudante deixou um recado na recepção. Morador da Virgínia, ele visitava o espaço com suas tias. Ele recebeu uma carta do museu informando que iria mudar os sinais em três pontos do painel.

Museu de Boston tem exibição permanente dedicada a matemática. (Foto: Divulgação)Museu de Boston tem exibição permanente dedicada a matemática. (Foto: Divulgação)
Em post no Twitter, a equipe do museu disse que ficou entusiasmada com o estudante e reconheceu sua perspicácia. O museu não divulgou imagens do painel onde o erro está reproduzido.
Razão áurea

 

Nenhum comentário: