Contador de visitas

quarta-feira, 19 de março de 2014

Professores fazem protesto no DF por investimentos em educação

Grupo se concentra no gramado em frente ao Congresso Nacional.
Entre os pedidos estão 10% do PIB e royalties do pré-sal para o setor.

Do G1 DF
Professores montam tendas em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, durante manifestação por melhorias na educação (Foto: Isabella Formiga/G1)Professores montam tendas em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, durante manifestação por melhorias na educação (Foto: Isabella Formiga/G1)
Um grupo de professores de todo o Brasil realiza na manhã desta quarta-feira (19) um ato no gramado em frente ao Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, pelo "Dia Nacional de Greve contra a Falta de Investimentos na Educação". O grupo protesta por mais investimentos em educação e melhorias para a categoria.
Segundo a Polícia Militar, cerca de mil pessoas participam do protesto.  Até as 11h, manifestantes ainda chegavam ao local.

Por volta das 11h10, os manifestantes ocuparam quatro das seis faixas da via S1 do Eixo Monumental, na altura do Palácio do Itamaraty, em direção à Praça dos Três Poderes.

Por volta das 12h15, os professores deixaram o Eixo Monumental e se concentraram em frente ao Palácio do Planalto. Outro grupo de profissionais estava concentrado perto do Museu da República.

"Hoje e uma data em que, teoricamente, todos os professores fazem greve para chamar a atenção do governo", disse o professor Reinaldo Reis.
Professores ocupam Eixo Monumental durante protesto por educação (Foto: Isabella Formiga/G1)Professores ocupam Eixo Monumental durante protesto por educação (Foto: Isabella Formiga/G1)
Segundo ele, profissionais de vários estados e membros do Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) de Manaus, Salvador, Paraíba e Pernambuco vieram de ônibus para participar do movimento.
Professores se concentram na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, durante protesto pela educação (Foto: Isabella Formiga/G1)Professores se concentram na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, durante protesto pela educação (Foto: Isabella Formiga/G1)
Entre as reivindicações dos manifestantes, está a votação imediata do Plano Nacional pela Educação (PNE); o cumprimento da lei do piso salarial dos professores; a destinação dos royalties do pré-sal para a educação e 10% do PIB para o setor.
Congestionamento no Eixo Monumental durante protesto de professores em Brasília (Foto: Isabella Formiga/G1)Congestionamento no Eixo Monumental durante protesto de professores em Brasília (Foto: Isabella Formiga/G1)
 
Professores marcham pelo Eixo Monumental, em Brasília (Foto: Isabella Formiga/G1)Professores marcham pelo Eixo Monumental, em Brasília (Foto: Isabella Formiga/G1)

Nenhum comentário: