Imirante.com
Data foi criada para lembrar a importância da preservação da saúde
A OMS ainda alerta uma possível epidemia de diabetes, pois cerca de 8,5% da população mundial é portadora da doença. O número de pessoas que vivem com a doença quadruplicou desde 1980 e já atinge 422 milhões de adultos, sendo que a maioria vive em países em desenvolvimento, como o Brasil. "A epidemia de diabetes tem grandes impactos de saúde e socioeconômicos, especialmente em países em desenvolvimento", diz a OMS.
Entenda a Diabetes
A diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.
Existem três tipos de diabetes:
- O tipo 1 da doença acontece quando a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem de destruição autoimune. Embora ocorra em qualquer idade, é mais comum ser diagnosticado em crianças, adolescentes ou adultos jovens. Afeta cerca de 5 a 10% doa pacientes;
- O tipo 2 afeta 90% dos pacientes, acontece quando o corpo não responde da forma como deveria à ação da insulina e não a utiliza corretamente. É a forma crônica da doença e, se não tratado, pode ser fatal;
- A diabetes gestacional é uma condição caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue (hiperglicemia), que é reconhecida pela primeira vez durante a gravidez. A condição ocorre em aproximadamente 4% de todas as gestações.
Origem do Dia Mundial da Saúde
A data foi criada pela Assembleia Mundial da Saúde em 1948 e tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da OMS. Todos os anos são realizadas campanhas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário