Quem tiver dúvida ou não concordar, pode pedir revisão de valor da conta.
É preciso preencher formulário e levar documentos em posto da Sabesp.
Clientes de São Paulo atingidos pela falta de água reclamam ter
recebido a conta neste mês com a chamada tarifa de contingência, ou
multa por aumento do consumo.
A Sabesp começou a entregar as contas de água com multa para quem
excedeu a média do gasto. Quem consumiu, em janeiro, até 20% a mais do
que a média de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014 recebe multa de 40%
sobre o valor do consumo de água. Já para quem aumentou esse gasto em
mais de 20%, a taxa é de 100%.
No entanto, mesmo quem toma cuidado com a água está preocupado com a
multa – como mostrou o SPTV, a cobrança da tarifa tem atingido até mesmo
aqueles que vivem com as torneiras secas.
Na conta do cabeleireiro Ieres Alves dos Santos, por exemplo, não veio
aviso de multa, mas o valor pulou de uma média de R$ 35 para quase R$
500, mesmo faltando água todos os dias.
"A partir das 13h, não tem mais água na minha casa. Eu tenho que chegar
à noite e tomar banho de balde. (...) Eu não consumi tudo isso", disse.
O mesmo aconteceu com o aposentado Jaime Araújo – ele fez um
reservatório para captar água da chuva, reduziu o tempo do banho e a
conta de água veio com um aumento de consumo de 66%. "Eu não usei água
nenhuma da Sabesp, foi tudo com água da chuva e mesmo assim veio esse
consumo", afirmou Jaime.
Quem estiver em dúvida ou não concordar com a multa pode fazer um
pedido de revisão dos valores antes do pagamento. Para acelerar o
atendimento, é só preencher um formulário na internet e entregar depois
pessoalmente em um posto da Sabesp, junto com os documentos que provem a
cobrança indevida.
Foi o que fez o taxista Gildásio Cardoso dos Santos – assim que recebeu
a primeira conta de água da casa nova, já com multa por ter triplicado o
consumo, ele levou os documentos para mostrar que alguma coisa estava
errada já que a casa estava vazia há meses. Ele teve que enfrentar uma
fila para ser atendido, mas segundo a Sabesp, esses problemas de erros
de cobrança são resolvidos na hora.
Aumento de 66% do consumo mostrado em conta de água (Foto: Reprodução/TV Globo)
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