Contador de visitas

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Jogos do Brasil alteram rotina de diversos setores no estado

Copa da Rússia

Universidades, órgãos públicos, bancos, shoppings e escolas terão horários diferenciados durante as partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

Nesta sexta-feira (22), às 9h, a Seleção Brasileira de futebol entra em campo contra a Costa Rica pela Copa do Mundo. Com isso, alguns setores em todo o estado não funcionarão no horário das partidas, enquanto outros terão horários diferenciados, como no caso das lojas comerciais.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) informou que não há obrigatoriedade de fechamento dos empreendimentos comerciais nos dias ou turnos de jogos da Seleção. Ressaltou que cada lojista é livre para determinar o funcionamento de acordo com a conveniência da sua empresa.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) ressaltou que não existe negociação coletiva que determine os horários de funcionamento, mas que deixou para que cada empresário decida, individualmente, sobre a abertura ou não do estabelecimento durante os dias e horários de jogos. A data não é considerada nem feriado e nem ponto facultativo para o comércio.
Shoppings
No São Luís Shopping. o horário de início do funcionamento será alterado nesta sexta-feira (22). As lojas, quiosques, âncoras e Praça de Alimentação vão abrir às 12h; o Cinépolis começa a operar às 13h; já o Hiperbompreço abrirá às 8h.
O Shopping da |lha (Maranhão Novo) também terá horário alterado. Lojas, quiosques e a praça de alimentação abrirão das 11h30 às 22h, na sexta-feira (22).
No Rio Anil Shopping (Turu), como a partida será às 9h, a abertura será as 12h e o espaço funcionará normalmente até as 22h. Já no terceiro e último jogo da primeira fase, dia 27, o Rio Anil abrirá às 10h, interromperá o funcionamento às 14h30 e retomará as atividades normais das 18h às 22h.
Supermercados
De acordo com a Associação Maranhense de Supermercados, não existe uma diretriz para o funcionamento geral dos supermercados. O horário de funcionamento deve ser normal durante as partidas, mas cada supermercado tem liberdade para fechar, caso assim decida.
Os Supermercados Mateus, por exemplo, abrirá as portas normalmente, segundo a assessoria de imprensa. E não haverá paradas na hora do jogo.
Bancos
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou, depois de circular enviada pelo Banco Central, que as agências bancárias terão alterado o horário de atendimento ao público nos dias dos jogos do Brasil durante a Copa do Mundo.
Nos dias em que o Brasil entrar em campo às 9h, as unidades bancárias devem abrir das 13h às 17h (Fuso de Brasília). O horário vale para todas as capitais e o interior.
Nos jogos marcados para as 11h, as agências abrem das 8h30 às 10h30. Fecham para a partida e reabrem às 14h, encerrando o expediente às 16h. Quando a seleção canarinho entrar em campo às 15h, o atendimento será das 9h às 13h.
Órgãos
Nos dias em que houver jogos do Brasil no período da tarde, o expediente na administração direta, indireta, autárquica e fundacional do poder executivo municipal será em turno único, das 8h às 13h. Já nos dias em que a seleção jogar pela manhã, será ponto facultativo.
Sendo assim, fica estabelecido ponto facultativo na sexta-feira (22), quando o Brasil joga contra a Costa Rica às 9h.
Já na quarta-feira (27), o expediente será único, das 8h às 13h, a ser cumprido inclusive pelos servidores que trabalham das 13h às 19h, em virtude da partida Brasil x Sérvia ocorrer às 15h. Ficam preservados o funcionamento dos serviços essenciais, como saúde, limpeza pública e fiscalização de trânsito.
Escolas municipais
Nos horários das partidas, não haverá aula nas escolas públicas municipais, conforme o expediente estabelecido na administração direta, indireta, autárquica e fundacional do poder executivo municipal durante os jogos da seleção na Copa.
UFMA
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informou que, conforme o estabelecido na Portaria nº 143, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, em virtude da realização da Copa do Mundo, serão alterados os horários de expediente nos dias dos jogos do Brasil.
A portaria estabelece que, quando o jogo ocorrer pela manhã, o expediente terá início às 14h. Quando ocorrer à tarde, o expediente será encerrado às 13h. Ainda segundo o documento, os servidores terão que compensar as horas não trabalhadas até o dia 31 de outubro deste ano.
Justiça
O horário de funcionamento do Poder Judiciário na 1ª fase da Copa será de 8h às 12h, quando as partidas ocorrerem no horário vespertino. Nesse período, as sessões no tribunal serão realizadas normalmente. Quando o jogo da seleção ocorrer pela manhã, será ponto facultativo no Poder Judiciário do Maranhão.
Em caso de classificação para as etapas posteriores, serão mantidas as mesmas regras previstas da primeira fase para os dias de jogos da seleção. As horas não trabalhadas em dias de jogos serão compensadas.

Nenhum comentário: