Confira os 15 modelos com menor índice de manutenção.
Avaliação analisa custos de itens mais substituídos até 100 mil km.
Carros com menor índice de manutenção definido pelo Cesvi (Foto: Divulgação / Teylor Soares / G1)
O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) lançou nesta quinta-feira (13) o índice de manutenção
veicular (IMV), que avalia carros com relação aos custos de itens mais
substituídos até os 100 mil km rodados e sua mão de obra.
Foram analisados os 45 modelos mais vendidos em 2014, de acordo com
dados da associação de concessionárias (Fenabrave). A amostra representa
aproximadamente 82% do total de veículos vendidos no ano.
Confira lista dos 15 modelos avaliados pelo Cesvi com menor IMV:
Chevrolet Celta 1.0 – 20 pontos
Toyota Etios Sedan 1.5 – 20 pontos
Fiat Fiorino 1.4 – 20 pontos
Volkswagen Gol 1.0 – 20 pontos
Fiat Uno 1.4 – 20 pontos
Toyota Etios Hatch 1.5 – 21 pontos
Volkswagen Gol 1.6 – 21 pontos
Fiat Grand Siena 1.4 – 21 pontos
Fiat Palio 1.0 – 21 pontos
Fiat Palio 1.4 – 21 pontos
Volkswagen Saveiro 1.6 – 21 pontos
Fiat Strada 1.4 – 21 pontos
Nissan Versa 1.6 – 21 pontos
Volkswagen Voyage 1.0 – 21 pontos
Volkswagen Voyage 1.6 - 21 pontos
Chevrolet Celta 1.0 – 20 pontos
Toyota Etios Sedan 1.5 – 20 pontos
Fiat Fiorino 1.4 – 20 pontos
Volkswagen Gol 1.0 – 20 pontos
Fiat Uno 1.4 – 20 pontos
Toyota Etios Hatch 1.5 – 21 pontos
Volkswagen Gol 1.6 – 21 pontos
Fiat Grand Siena 1.4 – 21 pontos
Fiat Palio 1.0 – 21 pontos
Fiat Palio 1.4 – 21 pontos
Volkswagen Saveiro 1.6 – 21 pontos
Fiat Strada 1.4 – 21 pontos
Nissan Versa 1.6 – 21 pontos
Volkswagen Voyage 1.0 – 21 pontos
Volkswagen Voyage 1.6 - 21 pontos
As menores notas significam custo mais baixo de manutenção, e as
maiores indicam que o proprietário vai gastar mais nas revisões.
Apenas para ter uma ideia de valores, um carro com índice 10 teria
custo total de R$ 5 mil nas manutenções até os 100 mil quilômetros,
enquanto outro com nota 60 chegaria a R$ 29,5 mil.
Os modelos mais bem avaliados no ranking tiveram 20 pontos, o que
representa gasto de cerca de R$ 10 mil, ou 23,8% do preço do carro novo,
segundo o Cesvi. O carro com maior índice foi de 51 – equivalente a
21,4% do valor do 0 km.
Fiat Fiorino (Foto: Divulgação)
Que peças são incluídasEntre os componentes incluídos estão peças e fluidos, que são verificados e trocados mais comumente nas revisões, conforme indicação da fabricante, como óleo do motor, fluido de freio, filtros, kit de embreagem, amortecedores, velas, correia, discos de freio, pneus e palhetas.
No total, são 37 itens com preços cotados nas revendas, além do custo da mão de obra, que apresentou média de R$ 180 a cada revisão com 1,2 hora de execução do serviço, segundo o Cesvi.
Com os valores coletados, o instituto criou uma fórmula que dá nota de 10 a 60 para cada modelo.
As menores notas significam custo mais baixo de manutenção, e as maiores indicam que o proprietário vai gastar mais nas revisões.
Apenas para ter uma ideia de valores, um carro com índice 10 teria custo total de R$ 5 mil nas manutenções até os 100 mil quilômetros, enquanto outro com nota 60 chegaria a R$ 29,5 mil.
Os modelos mais bem avaliados no ranking tiveram 20 pontos, o que representa gasto de cerca de R$ 10 mil, ou 23,8% do preço do carro novo, segundo o Cesvi. O carro com maior índice foi de 51 – equivalente a 21,4% do valor do 0 km.
Volkswagen Saveiro Cabine Dupla (Foto: Caio Kenji/G1)
No segmento de entrada, a variação do melhor para o pior modelo
avaliado foi de cerca de 21%, ou 5 pontos. Já num sedã médio a diferença
de preços foi bem maior, de até 79,8%, ou 17 pontos, conforme dados do
Cesvi.
Todos os modelos analisados tiveram 10 revisões programadas até os 100
mil quilômetros, e os itens que mais pesaram foram os pneus, em média R$
2.250.
Manutenção x Reparabilidade
O IMV tem como objetivo dar uma ideia de quanto o proprietário vai gastar com a manutenção preventiva, aquela que está prevista no manual, e preditiva, que inclui substituição de peças que mais se desgastam com o uso e são avaliadas na hora da revisão.
Além da manutenção, o Cesvi avalia também outro tipo de cesta de peças e mão de obra, a partir de crash-tests dianteiros e traseiros a 15 km/h.
O custo do conserto e o tempo de reparo, decorrentes destas colisões leves, são levados em consideração para o Car Group, que também é conhecido por "índice de reparabilidade", que não tem relação com o IMV.
Entram nesta "cesta básica" peças que mais sofrem sinistros (danos por acidentes ou roubos), o que inclui portas, capô, farol, lanterna e para-lama. Neste ranking, o Volkswagen Up! lidera com 11 pontos, seguido pelo Citroën C3 (16 pontos) e Volkswagen Fox (18 pontos).
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Nissan Versa (Foto: Divulgação)
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