Contador de visitas

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Cientistas japoneses criam tatuagem temporária que monitora sua saúde

Se comercializada, a novidade ajudará pacientes com doenças crônicas que usam sensores plásticos nada confortáveis para o monitoramento da saúde.


Foto: Reprodução
Para quem não tem coragem de fazer uma tatuagem de verdade, as tattoos temporárias são uma opção divertida na hora de incrementar o visual. Mas, no que depender de cientistas japoneses, a brincadeira pode virar coisa séria: eles criaram uma tatuagem temporária que é capaz de monitorar sua saúde.
Os pesquisadores da Universidade de Tóquio desenvolveram um sensor eletrônico flexível, capaz de ser esticado e voltar ao estado normal sem deformações permanentes, para a confecção da tatuagem temporária. Se comercializada, a novidade ajudará pacientes com doenças crônicas que usam sensores plásticos nada confortáveis para o monitoramento da saúde.
Os sensores hipoalergênicos foram construídos com uma espécie de tecido tão leve e fino que as pessoas que estão testando a tatuagem chegam até a esquecer que os estão usando. Depois de uma semana de testes, os sensores não irritaram a pele e não se danificaram, gravando, com sucesso, a atividade elétrica dos músculos do paciente, bem como temperatura, pressão e toques. O estudo foi publicado no periódico cientifico Nature Nanotechnology.

Nenhum comentário: