Contador de visitas

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Histórico: Ponte leva vantagem sobre o Sampaio Corrêa


  •  
Em três confrontos realizados entre 1955 e 1977, a Macaca venceu duas vezes.
Em 1955, a Ponte Preta veio a São Luís e impôs duas derrotas ao Sampaio Corrêa. (Foto: Divulgação / Blog Futebol Maranhense)
SÃO LUÍS – Dono da quinta posição do Campeonato Brasileiro Série B e na expectativa de terminar a 14ª rodada da competição entre as quatro melhores equipes na tabela, o Sampaio Corrêa recebe, neste sábado (2), a Ponte Preta, em partida que será realizada no Estádio Castelão. O encontro entre o Tubarão e Macaca já aconteceu três vezes em São Luís, com o Sampaio carregando um tabu de nunca ter vencido a equipe campineira e o último duelo sendo realizado há 37 anos. Confira o histórico de jogos entre as duas equipes.
Sampaio Corrêa 1 x 5 Ponte Preta (23 de março de 1955 / Estádio Santa Isabel)
Campeão maranhense em 1953 e 1954, o Sampaio Corrêa recebeu, em março de 1955, a equipe da Ponte Preta, para a realização de dois amistosos em São Luís. Apesar da expectativa em fazer um bom confronto, o Bolivão sabia, desde já, que não seria um compromisso fácil: afinal de contas, a Macaca contava com um trio de ataque poderoso, formado por Friaça (vice-campeão mundial em 1950 e autor do gol brasileiro no Maracanazo), Nininho (campeão sul-americano em 1949) e Bibe (ídolo da equipe nos anos 50 e quinto maior artilheiro da história do clube). A preocupação tricolor era com o setor defensivo, formado por Terrível e Ribamar.
A aflição tricolor transformou-se em decepção logo no primeiro tempo da partida, realizada no dia 23 de março, no Estádio Santa Isabel. Apesar de fazer jogo duro no início, conseguindo o empate pouco depois do primeiro gol da Ponte, o Sampaio acabou sendo presa fácil para a artilharia campineira. Com a vitória por 3 a 1, a Ponte Preta lançou Friaça ao jogo, e o experiente ponta-direita deixou a sua marca. Baltazar, já aos 44, encerrou a goleada a favor do time paulista.
Sampaio Corrêa 2 x 4 Ponte Preta (29 de março de 1955 / Estádio Santa Isabel)
Depois do vexame sofrido no primeiro jogo, os tricolores trataram como questão de honra a segunda partida. Apesar de reconhecerem a superioridade da Ponte Preta, os atletas do Sampaio queriam fazer bonito diante de sua torcida e não sofrer uma nova goleada diante do time paulista. Entretanto, a Ponte mostrou sua força e definiu o jogo na primeira etapa, com dois gols de Nininho e um de Friaça. No segundo tempo, Lourival e Ribamar marcaram, alimentando as esperanças em uma reação, mas Paulinho fechou a contagem, decretando o segundo triunfo dos campineiros em terras maranhenses.

Em 1977, o Sampaio foi valente e segurou a Ponte Preta, então vice-campeão paulista, no Estádio Nhozinho Santos. (Foto: Divulgação / Blog Futebol Maranhense)
Sampaio Corrêa 0 x 0 Ponte Preta (19 de outubro de 1977 / Estádio Nhozinho Santos)
22 anos após o primeiro encontro, Sampaio Corrêa e Ponte Preta voltaram a se enfrentar em outubro de 1977, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. De um lado, o Tricolor vivia um momento de empolgação, por causa do empate sem gols diante do Corinthians, que voltava a ser campeão paulista após 23 anos de jejum. Vice-campeã diante do próprio Corinthians, a Ponte seguia com a mesma base, com destaque para o goleiro Carlos, o zagueiro Oscar, o meia Dicá e o atacante Lúcio. No confronto, nova festa boliviana, com um novo empate sem gols diante da forte equipe de Campinas.

Nenhum comentário: